A Universidade do Porto é uma das sete instituições parceiras de um novo projeto piloto do Governo que tem como objetivo facilitar a conciliação entre a carreira desportiva e o desempenho académico dos estudantes atletas de alto rendimento e alta competição.

No caso da U.Porto, os estudantes atletas identificados para integrar o programa “terão um acompanhamento mais efetivo, que permitirá conciliar as suas aulas, exames, estudos, com os treinos, estágios, provas nacionais e internacionais”, explica Joana Carvalho, Vice-Reitora da U.Porto para as Relações Internacionais, Responsabilidade Social e Desporto.

Atualmente, frequentam a U.Porto estudantes que são campeões do mundo, campeões da europa, que integram o projeto olímpico, ou que fazem parte de seleções nacionais de várias modalidades. “Estes atletas ingressam na Universidade com o objetivo de terminar um curso, mas também pretendem manter a sua carreira desportiva, o que muitas vezes se torna complicado, devido ao elevado número de treinos e provas internacionais que têm ao longo do ano”, adianta a mesma responsável.

O projeto que se pretende ver agora aplicado no Ensino Superior tem como inspiração o projeto UAARE (Unidades de Apoio ao Alto Rendimento nas Escolas), em  vigor no ensino secundário desde 2017. O objetivo passa por conciliar, com sucesso, a atividade escolar com a prática desportiva de alunos atletas do ensino secundário enquadrados no regime de alto rendimento, seleções nacionais ou de elevado potencial desportivo.

“O reconhecido sucesso do programa UAARE nas escolas leva a que encaremos a possibilidade da sua implementação na Universidade do Porto com bastante confiança, certos que existirão alguns constrangimentos que derivam da frequência no Ensino Superior e que terão que ser acautelados de forma a que o estudante atleta consiga ter e conciliar com sucesso a sua dupla carreira, desportiva e académica”, nota Joana Carvalho.

No âmbito deste projeto piloto, a U.Porto recebeu, no dia 17 de janeiro, a visita do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, e do seu Adjunto, Nuno Laurentino.

Neste encontro participaram também, para além de Joana Carvalho, o presidente da Federação Académica do Desporto Universitário, Ricardo Nora, o Coordenador Nacional Programa UAARE, Vítor Pardal, o Diretor do Centro de Desporto da U.Porto, Bruno Almeida, e o antigo pró-reitor da Inovação Pedagógica e Desporto, Fernando Remião.

Note-se que a U.Porto tem vindo a afirmar-se como um exemplo de boas práticas junto dos estudantes atletas e de incentivo ao apoio estrutural à carreira dual.

Em 2023, a Universidade conquistou o Selo Estudante Atleta, atribuído pelo Instituto Português do Desporto e Juventude às Instituições de Ensino Superior que fomentam a articulação entre as carreiras duplas de estudantes atletas.