A Connected e a ETHIACK, empresas incubadas na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, foram destacadas na lista de “dez startups portuguesas mais promissoras do ano 2024 em diante” pelo EU-Startups.com, o website líder em conteúdos especializados em startups europeias.

Para o EU-Startups.com, que conta com mais de 450 mil visitantes mensais no seu website, a Connected merece o destaque por querer “conectar a humanidade de maneira acessível, ao criar um modelo de negócios baseados em IoT, que contribui para a redução da exclusão digital.”

Sediada na UPTEC, a startup angariou, recentemente, uma ronda de financiamento de dois milhões de euros para expandir a equipa e acelerar o desenvolvimento da sua tecnologia.

Por sua vez, a ETHIACK é destacada por trabalhar na “automatização das tentativas de identificar vulnerabilidades em rede, através de uma combinação de serviços de hacking ético, liderados por humanos, mas assistidos por máquinas”.

A ETHIACK está incubada na UPTEC, e foi, recentemente, a única empresa portuguesa escolhida para participar no programa de cibersegurança da Google.

Portugal: “um destino atrativo para empreendedores”

No artigo do EU-Startups.com é destacado igualmente o ecossistema empreendedor em Portugal, que enfatiza a forma como o país “emergiu como um destino atrativo para empreendedores”, oferecendo “qualidade de vida, clima favorável e um conjunto de talentos especializados, vitais para promover o rápido crescimento no ecossistema de startups”.

O website fundado em 2010 realça, também, que o ecossistema de startups de Portugal ganhou reconhecimento global, apoiado por uma infraestrutura robusta de mais de 150 aceleradoras e incubadoras pertencentes à Rede Nacional de Incubadoras, nas quais se inclui a UPTEC.

As oito startups que completam a lista são a Framedrop.ai, Glooma, Miles In The Sky, MyCareforce, Neuraspace, Paynest, Rauva e Relive.

UPTEC: 17 anos a inovar

Fundada em 2007, a UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto tem fomentado a criação e o desenvolvimento de projetos empresariais nas áreas das artes, ciências e tecnologias, e acolhido centros de inovação de empresas nacionais e internacionais, tornando-se um dos principais motores de dinamização do ecossistema empreendedor português.

Nos últimos 17 anos, a incubadora sediada no Porto, onde tem três centros (UPTEC Asprela I e II, UPTEC Mar e UPTEC Baixa), já apoiou mais de 740 projetos empresariais, graduou mais de 100 empresas e contribuiu para a criação direta de mais de 3.800 novos postos de trabalho.