A Connected, uma startup incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, fechou recentemente uma ronda de investimento pré-seed, no valor de 2 milhões de euros, coliderada pelas sociedades de capital de risco Shilling VC, Iberis Capital e FundBox e no qual entraram também Amena Ventures, o angel investor Keith Willey e a britânica Octopus Ventures.

A tecnologia desenvolvida pela Connected que pretende desenvolver soluções de conectividade NB-IoT (baixa largura de banda para a Internet das Coisas), disponibilizar um serviço com a capacidade de enviar e receber pequenos volumes de dados como pequenas mensagens, em qualquer ponto do planeta, utilizando infraestrutura espacial, num serviço que pretendem que seja global, acessível e standard.

Especializada no desenvolvimento de soluções de conectividade NB-IoT (baixa largura de banda para a Internet das Coisas), a Connected pretende disponibilizar um serviço com a capacidade de enviar e receber pequenos volumes de dados como pequenas mensagens, em qualquer ponto do planeta, utilizando infraestrutura espacial. Um serviço que pretendem que seja global, acessível e standard.

Atualmente com 12 trabalhadores, a empresa da UPTEC pretende utilizar a verba para recrutar mais uma dezena de pessoas até ao final deste ano e acelerar o desenvolvimento tecnológico do seu produto de modo a arrancar com os testes no Espaço ainda em 2024.

Para o CEO da Connected, Tiago Rebelo, Portugal tem evoluído na cadeia de valor do sector espacial no contexto europeia. “Portugal tornou-se num país onde existem meios, conhecimento e capacidade para que as empresas a atuar neste sector possam almejar um posicionamento reforçado enquanto fornecedores de tecnologia, produtos e serviços de alto valor acrescentado, em particular no contexto do New Space, da democratização do acesso ao espaço e do reforço do investimento privado.

Em outubro passado, Raquel Magalhães, COO (Chief Operating Officer) da empresa, partilhava que cerca de 80% da superfície, seja terrestre ou marítima, não tem cobertura de rede celular terrestre, e que a Connected pretendia resolver esse problema a partir do espaço.

A Connected foi criada em 2023 pelo Chief Executive Officer (CEO), Tiago Rebelo, por Raquel Magalhães, Chief Operating Officer (COO), pelo Chief Scientific Officer (CSO), André Guerra, e pelo Chief Technology Officer (CTO), Hélder Oliveira.