O Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) é a única instituição portuguesa a integrar o PRUDENT, um projeto europeu – financiado pela Comissão Europeia – que pretende desenvolver e implementar uma estrutura inovadora para o financiamento otimizado dos cuidados de saúde oral.

O PRUDENT nasce da urgência de fazer face a um cenário em que doenças e as condições orais – como a cárie dentária, a doença periodontal, a perda de dentes, o cancro oral, entre outras – afetam cerca de metade da população da União Europeia UE) e estão entre as três mais dispendiosas de tratar. Cenário esse que é agravado pela lacuna existente entre a investigação (sobre cuidados de saúde oral) e a políticas implementadas no terreno.

“É um projeto extremamente ambicioso que envolve vários parceiros europeus e que pretende identificar as formas mais adequadas de financiar cuidados de saúde oral e testá-las em tempo real, permitindo assim fornecer evidência das opções de financiamento de cuidados de Saúde Oral mais adequadas para cada situação especifica”, apresenta Paulo Melo, investigador responsável pela coordenação do projeto no ISPUP, docente da Faculdade de Medicina Dentária da U.Porto (FMDUP) e membro do laboratório “Percurso de Vida e Saúde Oral”, do Laboratório associado para a Investigação Integrativa e Translacional em Saúde Populacional (ITR).

Para dar corpo a esta ambição, o PRUDENT– que começou a ser desenvolvido em 2023 e que deverá estar concluído em 2027 – reúne investigadores de várias universidades nacionais e internacionais, autoridades públicas e formuladores de políticas, sociedade civil e organizações de pacientes, seguradoras de saúde e profissionais de saúde.

Dada a abrangência do tópico, o projeto usa uma abordagem direcionada, totalmente focada nas principais causas subjacentes às atuais limitações do financiamento de cuidados de saúde oral.

Assim, durante os próximos quatro anos, a equipa envolva no projeto PRUDENT irá desenvolver indicadores de desempenho do sistema de cuidados de Saúde Oral e implementá-los num quadro de monitorização em toda a União Europeia. É também objetivo do projeto conduzir experiências em laboratório e no “mundo real” para identificar mecanismos otimizados de financiamento de cuidados de Saúde Oral.

Trabalho no ISPUP já começou

O ISPUP está, neste momento, em colaboração com a Universidade de Technische, em Berlim, a preparar um inquérito para a obtenção de informações qualificadas, abrangentes e detalhadas sobre os sistemas de financiamento e pagamento dos cuidados de saúde oral nos diferentes países que participam no projeto.

Todo o conhecimento adquirido será, posteriormente, integrado na “PRUDENT Financing Companion” – conferência participativa sobre para discussão dos resultados do projeto – que compilará resumos sobre políticas e ferramentas de auxílio à decisão, com medidas aplicáveis e adaptadas ao contexto do financiamento dos cuidados de Saúde Oral, no sentido de promover a sua melhoria.

Este é um projeto coordenado pela Radboud University Medical Centre (Países Baixos) e financiado pela Comissão Europeia, no cluster da Saúde, ao abrigo do programa Horizonte Europa.

Para além do ISPUP, participam também no projeto as instituições: Radboud University Medical Centre (Países Baixos), Technische Universitat Berlin (Alemanha), University College Cork – National University of Ireland (Irlanda), Universite Clermont Auvergne (França), Ministry for Health – Government of Malta (Malta), Universitetet i Oslo (Noruega); Stichting Lygature (Países Baixos), Semmelweis Egyetem (Hungria) e Mittetulundusuhing Eesti Hambaarstide Liit (Estónia).