“Ser uma instituição com um grande prestígio e notoriedade, perto da minha área de residência”. Foi por esta razão que Matilde Machado, estudante de 20 anos, natural do Porto, optou pela Universidade do Porto para iniciar a vida académica.

Sobre o primeiro ano como estudante de Medicina Dentária, Matilde reconhece que foi o “início de uma nova fase da minha vida”, em que viu serem testadas a sua “capacidade de organização de tempo e de seleção de prioridades”. Ao mesmo tempo, foi uma etapa que lhe permitiu conhecer pessoas com “objetivos semelhantes” e “fazer amizades que vão permanecer na minha vida”. Destaca a primeira experiência na clínica dentária da FMDUP como o momento em que percebeu “que iria ser muito feliz ao estudar e trabalhar neste ramo”.

Mais um motivo para se sentir feliz é a atribuição do Prémio Incentivo 2024. Com uma média de 14,5 valores, Matilde Machado é a representante da Faculdade de Medicina Dentária (FMDUP) entre os 22 galardoados pelos resultados atingidos no primeiro ano na U.Porto. Admite que a distinção vai fazer “com que a vontade de aprender continue a crescer” e espera ser um reconhecimento, também, no futuro profissional.

A primeira etapa de Matilde Machado na U.Porto foi “inesperada” pela escolha do curso no entanto, sente-se bem e, para isso, muito contribui o equilíbrio entre os tempos letivos e os convívios com amigos ou as atividades extracurriculares, que resultou no “sucesso académico”.

-O que te motivou a escolher a U.Porto?

Um dos pontos fulcrais foi, sem dúvida, ser uma instituição com um grande prestígio e notoriedade, perto da minha área de residência. O privilégio de, após um dia intenso e completo de aulas, poder regressar à minha casa e à minha família, torna toda a experiência universitária mais cómoda.

-O que gostaste mais no primeiro ano na Universidade?

O primeiro ano na faculdade foi um marco do início de uma nova fase da minha vida: é neste período que a nossa capacidade de organização de tempo e de seleção de prioridades vai refinar-se permitindo que cada um de nós fique cada vez mais perto daquilo que a vida adulta exige.

Para além disso, conhecer pessoas que têm objetivos semelhantes aos meus e formas de pensar idênticas à minha permitiu-me fazer amizades que sei que vão permanecer na minha vida.

-Uma experiência para recordar do teu percurso na U.Porto até aqui?

Apesar de me encontrar apenas no segundo ano da faculdade, considero que a minha primeira experiência dentro da Clínica dentária da minha faculdade permitiu-me perceber que esta área é algo que me cativa e me atrai, uma vez que medicina dentaria não era a minha primeira opção. Deste modo, este primeiro contacto direto com a profissão fez-me perceber que iria ser muito feliz ao estudar e trabalhar neste ramo.

-Qual a importância do prémio incentivo para ti e para o teu futuro?

Este prémio é um modo de distinguir o meu trabalho ao longo do primeiro ano. Este vai fazer com que a minha vontade de aprender continue a crescer e que, no futuro, me dê algum reconhecimento na área.

-Se tivesses de descrever a tua experiência na U.Porto numa palavra, qual seria?

Inesperada.

-Um conselho para os novos estudantes da U.Porto?

Viver a experiência da faculdade não só como anos de trabalho árduo. Para um bom sucesso académico, o convívio com os amigos, a realização de atividades extracurriculares, o tempo com a família, são fatores chave para que estes anos não se tornem maçadores, mas sim os melhores anos das nossas vidas.