A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) vai homenagear todos aqueles que doaram o seu corpo para fins de ensino e investigação científica. A cerimónia intitulada “Evocação da Dádiva” vai decorrer no próximo dia 21 de fevereiro, às 15h00, no Serenarium do Cemitério de Agramonte.

É o retomar de uma prática instituída pela FMUP e que pretende prestar uma singela homenagem a todos os cidadãos que, desde 1980, doaram o seu corpo à FMUP e contribuíram, desta forma, para a formação médica de milhares de estudantes e profissionais de saúde.

Recorde-se que a doação cadavérica é um ato com elevada importância para o ensino médico e no treino de novas práticas por diversos profissionais de saúde.

“A doação cadavérica para o estudo e investigação é um ato de generosidade e filantropismo. A formação de melhores médicos só é possível com uma forte base científica e através da prática, com conhecimentos sólidos e de maior humanismo”, declara Dulce Madeira, professora da FMUP e coordenadora da Unidade de Anatomia.

Realizada em colaboração com a Associação de Estudantes (AEFMUP) e a Câmara Municipal do Porto, a cerimónia vai contar com as intervenções de representantes das três instituições e com dois momentos musicais proporcionados por estudantes da FMUP.

A entrada é livre a todos os cidadãos que já manifestaram a sua intenção de doação, bem como a todos os familiares das pessoas que doaram o seu corpo à FMUP.

Intenções de doação ainda longe dos números pré pandemia

Nos últimos quatro anos, as intenções de doação têm aumentado gradualmente, mas ainda estão longe dos números fixados antes da pandemia. Em 2023, deram entrada na FMUP 325 novas intenções de doação.

Recorde-se que a FMUP disponibiliza online um formulário para que as pessoas possam preencher e enviar, manifestando a sua vontade de doar.