Nos dias 22 e 23 de fevereiro, decorrerá nas cidades de Lisboa e Porto a apresentação pública da primeira Enciclopédia do Românico em Portugal, o culminar de cinco anos de trabalho de uma equipa composta por mais de vinte profissionais, coordenada pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP).

Editada pela Fundação Santa María la Real e com a colaboração da Fundação Ramón Areces, a Enciclopédia do Românico em Portugal reúne, em três volumes, um conjunto de 294 entradas produzidas por um total de 24 autores sobre os testemunhos da época românica que subsistem em Portugal.

A obra insere-se no âmbito do grande projeto da Enciclopédia do Românico na Península Ibérica, onde têm colaborado 3.000 especialistas na catalogação de mais de 9.000 vestígios românicos, resultando em 58 volumes publicados.

Distinguida com diversos prémios, incluindo o Europa Nostra, esta compilação está também espelhada online, na plataforma Románico Digital.

A primeira apresentação pública da obra decorreu em Espanha, no passado dia 6 de novembro. A primeira das duas sessões de apresentação planeadas para Portugal terá lugar no dia 22 de fevereiro, pelas 18h30, no El Corte Inglês em Lisboa.

Já no dia 23 de fevereiro, à mesma hora, haverá nova sessão de apresentação, desta vez na Sala de Âmbito Cultural, no piso 6 do El Corte Inglês em Gaia.

Entre as personalidades com presença confirmada incluem-se o Diretor Geral da Fundación Ramón Areces, Raimundo Pérez-Hernandéz y Torra, o Diretor da “Enciclopédia do Românico”, José María Pérez “Peridis”, a Diretora da FLUP, Paula Pinto Costa, o Reitor da U.Porto, António de Sousa Pereira. A estes juntar-se-ão coordenadores científicos da “Enciclopédia do Românico em Portugal”, Maria Leonor Botelho, Mário Jorge Barroca, Lúcia Maria Cardoso Rosas, César Guedes e Teresa Cunha Ferreira.

Ambas as sessões têm entrada livre.