Nós é o título do CD que Isolda Rubio (piano) e Antonio Romero Cienfuegos (contrabaixo) vão apresentar no próximo dia 24 de fevereiro, na Casa Comum (à Reitoria) da Universidade do Porto. A noite propõe oferecer uma experiência musical que atravessa sonoridades como o jazz, tango e música popular. O concerto tem início às 21h30 e é de entrada livre.

Atraindo progressivamente a atenção dos compositores, o contrabaixo foi-se assumindo, ao longo do século XX, como instrumento solista. Para oferecer um programa diversificado, na noite de 24 de fevereiro, o contrabaixo de Antonio Romero Cienfuegos junta-se ao piano fr Isolda Crespi Rubio numa incursão sonora que atravessa diversos países e estéticas. Viajando de Espanha até à Argentina e, daí, até à Rússia e à Polónia, vamos fundir com a tradição erudita influências que vêm da música popular, do jazz e do tango.

Neste concerto inédito, será possível apreciar não só obras para contrabaixo como também a exploração exaustiva dos recursos técnicos e sonoros deste instrumento que, no papel de solista, não é muito vulgar ouvir-se em recitais e salas de concerto.

O programa inclui várias das peças gravadas no CD Nós, de Antonio Romero Cienfuegos, que conta com a participação, no piano, de Isolda Crespi Rubio, o que justifica que este recital sirva também de apresentação desta obra.

Sobre Antonio Romero Cienfuegos

Mestre em Performance pelo Royal College of Music de Londres e em Interpretação Solista pelo Centro Superior Katarina Gurska, Antonio Romero Cienfuegos colaborou com várias orquestras, tais como a Orquesta Sinfónica de Galicia, Real Filharmonía de Galicia, Orquesta Sinfónica de Radio-Televisión Española, Orquesta Sinfónica de Valencia, Orquesta Sinfónica de Madrid, Orquesta Sinfónica do Principado de Asturias e Orquesta Sinfónica de Castilla y León.

Foi laureado com várias distinções, entre os quais se incluem o 2.º Prémio no XI Concurso Diputación de Toledo – instrumentos de corda (2008), o 3.º Prémio em Excelência Musical da Fundación Paideia (2012) e o 3.º Prémio no International Music Competition London Grand Prize Virtuoso (2016). Em 2023, recebeu um prémio duplo no World Classical Music Awards: a medalha de ouro na categoria de música moderna e o grande prémio, de entre todas as categorias.

Concilia o trabalho como professor no Conservatorio Superior de Música de Castilla y León com frequentes recitais e masterclasses em diversos países, tais como Rússia, Chéquia, Itália, Noruega, França, Bulgária ou Portugal.

Sobre Isolda Crespi Rubio

Licenciada em piano pelo Royal College of Music (Londres), Isolda Crespi Rubio é mestre em Ciências da Educação – Música pela Universidade Católica Portuguesa e publicou a sua tese com o título O Professor Invisível. A influência do pianista acompanhador na aprendizagem musical dos estudantes de instrumento na Editora Novas Edições Académicas.

Atuou em recitais como solista e pianista acompanhadora em Espanha, Portugal, França, Suíça, Reino Unido, Dinamarca, Brasil e Coreia do Sul. Apresenta-se regularmente com a flautista Adriana Ferreira, com quem gravou o CD Danse des Sylphes. Gravou também o CD The delirium of my desire com a flautista Ana Maria Ribeiro.

Isolda Crespi (Foto: DR)

É membro fundador do Ibertrio, com quem já se apresentou em numerosos festivais e salas em Portugal. Atualmente é pianista acompanhadora na Escola Superior de Artes Aplicadas em Castelo Branco (ESART), na Universidade do Minho e na Escola Profissional Artística do Vale do Ave (ARTAVE).