A Universidade do Porto tem em curso uma nova iniciativa voltada para o desenvolvimento das carreiras dos seus estudantes de doutoramento . Chama-se “PhD Listening Tour: Get Together and Share” e tem como objetivo fortalecer as conexões entre os interesses dos estudantes e as oportunidades de carreira que podem surgir a partir de seus projetos de doutoramento.

Envolvendo a equipa da U.Porto Talento e Carreira, em colaboração com os Embaixadores das Carreiras Doutorais – Kamran ShafafiMariana MagalhãesPaulo Lemos e Pedro Almeida Couto e com a Talent Unit da Faculdade de Engenharia (FEUP), este programa visa promover um ambiente de partilha de ideias, dúvidas, inquietações, pensamentos e perspetivas relacionadas com a carreira, além de abordar as dificuldades e necessidades enfrentadas ao longo do Doutoramento.

Estas sessões, realizadas ao longo do ano, possibilitam a participação, em cada uma delas, de um número reduzido de doutorandos. Pretende-se, desta forma, fortalecer o sentimento de pertença à comunidade Doutoral e à U.Porto, proporcionando ao mesmo tempo momentos de compreensão e de interação.

“Esta abordagem revela-se promissora, procurando explorar possíveis percursos profissionais a partir dos interesses, valores e projetos de doutoramento. Igualmente, procura-se incentivar a tomada de consciência para a importância de uma atitude empreendedora na criação de rede de contatos e de exploração de oportunidades de carreira, atenuando eventuais indecisões (comuns) e sentimentos desagradáveis face ao percurso de Doutoramento”, nota a equipa da U.Porto Talento e Carreira.

A atividade deu o pontapé de saída no Pólo Zero em dezembro de 2023 e iniciou o novo ano com uma segunda sessão no Auditório da Biblioteca da Faculdade de Ciências (FCUP), realizada no passado dia 31 de janeiro.

(Foto: DR)

A avaliação da eficácia das sessões sugere um impacto positivo desta iniciativa no desenvolvimento de competências pessoais e sociais, na atenuação do isolamento social dos doutorandos e na importância que estes atribuem ao contacto com os Embaixadores de Carreiras e alumni da U.Porto para o desenvolvimento das suas carreiras

A próxima sessão está para breve e será adaptada para estudantes falantes de inglês.

Os/As estudantes interessados/as em obter mais informações deverão consultar o portal U.Porto Talento e Carreira e/ou juntar-se à Comunidade Doutoral da U.Porto no Linkedin.