Fernanda Bessa Ferreira, investigadora do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) e membro do Instituto de I&D em Estruturas e Construção (CONSTRUCT), foi recentemente convidada para integrar o corpo editorial da “Geotextiles and Geomembranes”, a revista oficial mais antiga da International Geosynthetics Society (IGS), fundada em 1984 e publicada pela reconhecida Elsevier.

Atualmente sob a coordenação de Chungsik Yoo (Editor-in-Chief), a “Geotextiles and Geomembranes” é a revista internacional com maior fator de impacto na área dos geossintéticos, situando-se ainda no “top 10” da categoria “Geotechnical Engineering and Engineering Geology”, de acordo com o ranking Scimago Journal & Country Rank.

“Foi com grande satisfação que recebi este convite”, admite Fernanda Bessa Ferreira, que torna-se assim o único membro de uma universidade portuguesa  a juntar-se ao corpo editorial da “Geotextiles and Geomembranes”.

A investigadora é também, desde 2021, membro do Editorial Board da “Geosynthetics International” (ICE Publishing), outra das revistas oficiais da IGS e uma das mais prestigiadas internacionalmente no domínio dos geossintéticos.

“É uma honra e um privilégio fazer parte do Editorial Board destas conceituadas revistas, função que tento exercer com o maior empenho e dedicação. Mais do que uma conquista individual, trata-se do reconhecimento internacional do mérito da investigação realizada neste domínio na FEUP”, realça Fernanda Bessa Ferreira.

No final de 2023, a investigadora da FEUP foi contemplada com o “Young IGS Award” atribuído pela IGS no âmbito da 12th International Conference on Geosynthetics, que decorreu em Roma.