A docente Raquel Duarte, do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS),  tomou posse, no passado dia 2 de fevereiro, como diretora do Centro de Saúde Pública Doutor Gonçalves Ferreira (CSPGF), no Porto, centro que integra Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

Para Raquel Duarte esta é uma oportunidade para “fortalecer a interligação entre a investigação científica, a prática clínica e a saúde pública, contribuindo assim para uma resposta mais eficaz, baseada em evidência às questões de saúde pública que enfrentamos atualmente”.

No seu discurso de tomada de posse, a professora do ICBAS destacou a honra por este desafio e a “enorme responsabilidade para ajudar a alcançar os objetivos da instituição, nomeadamente promover a saúde e prevenir a doença, através da investigação, vigilância epidemiológica e formação especializada, com um enfoque particular na integração de abordagens One Health para enfrentar as ameaças de saúde pública de forma holística e sustentável.”

Nomeada para o cargo pelo Conselho Diretivo do INSA, em regime de substituição, Raquel Duarte é pneumologista e especialista em Saúde Pública, com vasta experiência académica e clínica na área das doenças infeciosas respiratórias. Entre 2018 e 2019, desempenhou funções enquanto Secretária de Estado da Saúde no XXI Governo Português.

Licenciada em Medicina pelo ICBAS e doutorada em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina da U.Porto, Raquel Duarte é atualmente professora associada convidada com agregação no ICBAS e coordenadora do Centro Diagnóstico Pneumológico de Vila Nova de Gaia.

A nova diretora do CSPGF é também coordenadora do Centro de Referência para a Tuberculose Multirresistente da Região Norte de Portugal da Administração Regional de Saúde do Norte e membro da TB Disease Network Coordination Committee do European Centre for Disease Prevention and Control (ECDC).

Em 2022, recebeu a Medalha de Serviços Distintos do Ministério da Saúde – Grau Ouro, pelo papel relevante que desempenharam na resposta à pandemia de Covid-19.

Sobre o CSPGF

Com sede no Porto, o Centro de Saúde Pública Doutor Gonçalves Ferreira do INSA contempla seis áreas de atuação: epidemiologia, doenças infeciosas, saúde ambiental, genética humana, alimentação e nutrição e promoção da saúde e prevenção das doenças não transmissíveis.

O CSPGF desempenha um papel crucial na monitorização da saúde pública, na resposta a emergências de saúde, na investigação científica orientada para a prevenção de doenças e promoção da saúde, bem como no apoio ao desenvolvimento de políticas de saúde baseadas em evidência.