A estudante Luísa Alvim Barateiro, da Faculdade de Medicina (FMUP), os alumni Ana Rita Barros e Francisco Paupério, ambos da Faculdade de Ciências da FCUP), Marita Setas Ferro, da Faculdade de Belas Artes (FBAUP) e Pedro Macedo, da Faculdade de Engenharia (FEUP), e a investigadora Cristina Calheiros, do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR-UP), estão entre os 39 cidadãos selecionados pela Comissão Europeia para representar Portugal como Embaixadores do Pacto Europeu para o Clima.

Para Ana Rita Barros, licenciada em Ciências e Tecnologia do Ambiente pela FCUP e mestre em Engenharia do Ambiente pela FEUP, pertencer a este grupo nos próximos 12 meses, é uma oportunidade de peso. “Dar-me-á possibilidade de otimizar o trabalho pensado a nível global à escala comunitária através de diferentes projetos de voluntariado em que me incluo, de criar sinergias nesta vasta rede e de aprender muito relativamente às alterações climáticas e às questões tão complexas associadas a esta problemática”, escreve, na sua conta do LinkedIn, a vencedora do Prémio Cidadania Ativa 2021 da U.Porto na área da Defesa do Ambiente,

A trabalhar na Câmara Municipal do Porto desde abril de 2023, Ana Rita Barros exerce funções na Direção para a Neutralidade Carbónica do Porto, da Porto Ambiente, com a missão de apoiar a gestão da iniciativa do Pacto do Porto para o Clima. “Esta ligação permite-me um trabalho articulado e completo, com uma visão e ação local e global; escalas tão distintas, mas igualmente importantes”, salienta.

Já para Francisco Paupério, licenciado em Biologia pela FCUP, atualmente a trabalhar na área da Bioinformática no âmbito do seu doutoramento no Instituto Gulbenkian de Ciência, esta nomeação é um “reconhecimento” do seu trabalho e percurso e será uma oportunidade para aprender sobre áreas que domina menos. Francisco é um dos candidatos para as próximas eleições europeias, marcadas para 9 de junho, e, na qualidade de embaixador, quer “trazer os cidadãos afastados da política para a cidadania ativa, partindo da causa ambiental”.

Da grupo de Embaixadores do Pacto Europeu para o Clima faz também parte a bióloga, epidemiologista e ecofeminista Luísa Barateiro, atualmente a frequentar o Mestrado em Saúde Pública da U.Porto e a desenvolver a sua tese em Gentrificação e Saúde no Laboratório de Saúde e Território do Instituto de Saúde Pública da U.Porto (ISPUP).

Paralelamente, é ainda membro da direção da UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta, tesoureira da PYASMA – Portuguese Youth for Aeronautics and Space Medicine Association, membro da Ordem dos Biólogos e da Sociedade Portuguesa de Saúde Pública”.

lista de 39 embaixadores de Portugal inclui também a investigadora do CIIMAR-UP, Cristina Calheiros, atualmente a colaborar na docência no Departamento de Biologia da FCUP; a escultora e designer Marita Setas Ferro, licenciada e mestre em Escultura pela FBAUP, fundadora e diretora criativa da marca Marita Moreno e vencedora de vários prémios na área da moda sustentável; e o ativista Pedro Macedo, antigo estudante de Engenharia Química da Faculdade de Engenharia (FEUP) e atual diretor do Centro do Clima da Póvoa de Varzim e investigador no cE3c – Centre for Ecology, Evolution and Environmental Changes da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Par alem dos nomes ligados à U.Porto, a lista de 39 embaixadores de Portugal inclui a diversos investigadores, estudantes e personalidades ligadas a áreas diversas como o design e comunicação, mas também ao ativismo climático.

Sobre o Pacto Europeu para o Clima

Lançado pela Comissão Europeia no contexto do Pacto Ecológico Europeu (Green Deal), o European Climate Pact está a ajudar a União Europeia (UE) a atingir o seu objetivo de neutralidade climática até 2050, através dos seus cidadãos.

De acordo com a Comissão Europeia, fazer parte dos embaixadores é ter acesso a um grupo com centenas de pessoas com as mesmas motivações espalhadas pela Europa, com o objetivo de fazer algo com impacto positivo pelo clima e pelos indivíduos. Selecionados anualmente, os participantes podem, ao fim de 12 meses renovar o seu “mandato”.

A iniciativa promove oportunidades para networking e troca de ideias. Para além disso, possibilita também aos nomeados a aquisição de conhecimentos sobre os desafios colocados pelas alterações climáticas e o seu impacto no nosso planeta, bem como o desenvolvimento e implementação de soluções inovadoras para mitigar os efeitos das alterações climáticas.