Uma futura economista com alma solidária, um dentista com olho para o negócio, um estudante de economia comprometido com o sucesso do curso e duas amigas que decidiram pôr mãos à obra na defesa do ambiente. São estes os perfis dos cinco vencedores do Prémio Cidadania Ativa 2021. entregue no passado dia 22 de março, durante a sessão solene do Dia da Universidade do Porto 2021.

Na vertente Humanitária e/ou Solidária, o galardão destinado aos estudantes da U.Porto que, ao longo do último ano, mais se destacaram no desenvolvimento de atividades extracurriculares de cidadania, foi atribuído a Beatriz Moutinho, estudante do 3.º ano da licenciatura em Economia na Faculdade de Economia (FCUP) que se tem distinguido pelo envolvimento vários projetos de cariz solidário.

Um dos projetos de Beatriz é a “Lojinha Solidária”, uma loja online – com “sede” no instagram – onde a estudante vende roupa em segunda mão, revertendo a totalidade do valor para instituições de solidariedade.  Já este ano letivo, a futura economista foi a principal responsável pela dinamização da campanha “Pai Natal Solidário”, da qual resultou a recolha e posterior entrega de mais de 3000 bens alimentares – correspondentes a 2,6 toneladas de alimentos – ao Banco Alimentar Contra a Fome do Porto.

Doutor Inovação

No campo do Empreendedorismo, o premiado deste ano é Rodrigo Silva, mestre em medicina Dentária e atual estudante do 2.º ano do Programa Doutoral Internacional em Biotecnologia Molecular e Celular aplicada às Ciências da Saúde (BiotechHealth) do ICBAS/FFUP.

Apesar da sua juventude, este médico dentista com experiência em cirurgia oral e reabilitação oral é já um caso sério de sucesso nas áreas da inovação médica e do empreendedorismo tecnológico. Ainda enquanto estudante de mestrado, ajudou a lançar – juntamente com um grupo de investigadoras do i3S – as bases da I-R3THERAPIES, uma startup focada no desenvolvimento de tratamentos inovadores na medicina regenerativa na área maxilo-facial.

Foi também com a I-R3THERAPIES que, em 2019, ganhou a European Innovation Academy, um programa líder na educação para o empreendedorismo tecnológico que reuniu mais de 100 startups e 500 estudantes provenientes de instituições como a Stanford University, U.C. Berkeley, Google e Silicon Valley. Não estranha por isso que tenha sido convidado para ser representante da investigação e inovação da U.Porto no EUGLOH, a pioneira “Aliança” de universidades europeias que a Universidade tem vindo a dinamizar desde 2019.

Por um melhor ensino da Economia

No campo Pedagógico, o premiado deste ano é Miguel Sá Cardoso. A frequentar o 3.º ano da licenciatura em Economia da FEP, Miguel destacou-se pelas iniciativas que dinamizou, ao longo do último ano, no sentido de melhorar as práticas pedagógicas na faculdade.

Membro do conselho pedagógico e do conselho de representantes da FEP desde 2019, Miguel Cardoso foi um dos responsáveis pela elaboração de relatórios semanais sobre o funcionamento de cada unidade curricular da licenciatura em Economia durante o primeiro confinamento provocado pela pandemia de Covid-19.

Já no segundo semestre, ajudou a elaborar um documento – intitulado “Estado atual e sugestões pedagógicas para a Licenciatura de Economia” –  com sugestões práticas – recolhidas junto de mais de 60 estudantes – para promover a inovação pedagógica nas unidades curriculares da licenciatura.

Miguel Cardoso tem-se destacado na promoção de iniciativas para promover a melhoria do ensino em Economia em tempos de pandemia. (Foto: DR)

Duas amigas FOCAdas na defesa do ambiente

Por fim, o Prémio de Cidadania Ativa na área da Defesa do Ambiente foi atribuído esta ano, em ex aequo, a Alexandra Pereira e Ana Rita Barros, estudante do 5.º ano do Mestrado Integrado em Bioengenharia da Faculdade de Engenharia (FEUP) e recém-licenciada em Ciências e Tecnologia do Ambiente pela Faculdade de Ciências (FCUP), respetivamente.

As duas estudantes e amigas foram distinguidas pelo trabalho desenvolvido à frente da FOCA – Focus on Critical Actions, uma organização de conservação da natureza que ajudaram a fundar em 2018 com o propósito de aumentar a participação ativa dos estudantes universitários em ações de voluntariado relacionadas com a proteção e valorização do ambiente.

Desde a sua fundação , a FOCA – que conta já com uma equipa de cerca de 400 voluntários – já realizou diversas atividades de intervenção ambiental como limpezas de praia, rios e florestas, atividades de sensibilização ambiental, workshops e palestras focadas em temas relacionados com a reciclagem, o desperdício electrónico, a limpeza dos oceanos ou a necessidade de se proteger os recursos solos e água. Uma dessas iniciativas decorreu ao longo do último ano e permitiu recolher mais de 100kg de lixo (desde 2018 já recolheram mais de 500kg) e plantar 383 árvores em colaboração com o Movimento Gaio.

Unidas pela amizade e pelas causas ambientais, Alexandra Pereira e Ana Rita Barros são duas das fundadoras da FOCA – Focus on Critical Actions. (Foto: DR)

Os vencedores do Prémio Cidadania Ativa 2021 foram proclamados durante a Sessão Solene do Dia da Universidade, que assinalou o arranque das comemorações dos 110 anos da U.Porto.

Para além de um diploma individual comprovativo do Prémio, cada estudante vai ainda receber uma menção no suplemento ao diploma, bem como um prémio monetário de 1000 euros.