A médica Jennifer Mancio é a grande vencedora da Bolsa D. Manuel de Mello 2023/2024. A investigadora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) foi distinguida com uma bolsa de 100 mil euros por um projeto que visa despistar a doença coronária.

É através do recurso a um algoritmo de inteligência artificial que o projeto pretende despistar, em poucos segundos, a presença de doença coronária com baixa radiação e sem contraste, ou seja, “de uma forma segura e com mais benefícios para os doentes e para o sistema de saúde”.

Para Jennifer Mancio, a atribuição da Bolsa D. Manuel de Mello “é o reconhecimento de que vale a pena continuar a apostar neste projeto pelo seu notório interesse público e científico”.

Intitulado «SAFE-CT: exclusão de doença coronária utilizando IA na Tomografia Computadorizada sem contraste», o projeto premiado, que tem o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) como parceiro tecnológico, aponta ao desenvolvimento de uma estratégia de diagnóstico que seja “mais segura para o doente” e que ao mesmo tempo se traduza em “ganhos de eficiência para os hospitais”.

Atualmente, perante um caso de suspeita de doença coronária, as recomendações ditam a realização de uma angiografia coronária por tomografia computadorizada (Angio TC). Este exame, que só pode ser realizado por profissionais treinados e acreditados, também implica a administração de contraste iodado e de uma dose acrescida de radiação ionizante.

Em dados preliminares já analisados pela professora e investigadora da FMUP, foi possível constatar que mais de 35% dos 929 doentes submetidos a AngioTC não apresentaram qualquer doença coronária e, portanto, “não beneficiaram da realização deste exame”.

“O algoritmo irá indicar o risco individual de doença coronária e ajudar a decidir se o encaminhamento do doente para um hospital central, com AngioTC, é realmente necessário”, revela Jennifer Mancio.

Segundo a investigadora, o financiamento do prémio “será utilizado na contratação de engenheiros com especialidade em inteligência artificial que possam dedicar-se a tempo inteiro neste projeto e para aplicação numa futura patente”.

Sobre a Bolsa D. Manuel de Mello

Criada em 2007, a Bolsa D. Manuel de Mello é promovida pela CUF e pela Fundação Amélia de Mello e distingue, a cada dois anos, projetos de investigação desenvolvidos por jovens médicos, doutorados e afiliados de investigação de faculdades de medicina portuguesas.

Para além da bolsa atribuída a Jennifer Mancio, o júri da edição deste ano atribuiu, ainda, uma menção honrosa ao projeto de João Lobo, investigador no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da U.Porto (ICBAS), que pretende investigar novos biomarcadores em tumores testiculares.

A cerimónia de entrega do prémio decorreu no passado dia 30 de janeiro, no auditório do Hospital CUF Porto.