Numa altura em que a pandemia de Covid-19 continua a condicionar a mobilidade das populações, a Universidade do Porto decidiu contornar as dificuldades e “antecipar” a chegada dos – pelo menos – 1341 estudantes de 64 países que deverão estudar na instituição no ano letivo 2021/2022, ao abrigo de programas internacionais de mobilidade no ensino superior.

Realizada em formato online, entre os dias 30 de agosto e 3 de setembro, a primeira edição da Pre-Arrival Week organizada pelo Serviço de Relações Internacionais da U.Porto teve como objetivo promover um primeiro contacto entre os estudantes e a instituição, assegurando assim um soft landing e uma rápida integração dos estudantes na Universidade e na cidade.

No total, a iniciativa consistiu na dinamização de oito sessões online, que contaram com a participação de 1162 estudantes. Para além de receberem informações sobre o funcionamento da U.Porto, os participantes puderam também frequentar um “crash course” de Português, participar numa Pausa Ativa orientada pelo Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP), ou conhecer as atividades da ESN Porto.

Ao longo da semana, partilharam-se ainda dicas/conselhos sobre como ultrapassar as dificuldades que poderão surgir durante a mobilidade. Pelo meio, a psicóloga Rita Começanha, dos Serviços de Ação Social da U.Porto (SASUP), partilhou um conjunto de soft skills úteis para a adaptação e integração dos estudantes.

A Pausa Ativa dinamizada pelos instrutores do CDUP-UP foi um dos pontos altos da iniciativa. (Foto: DR)

Esta semana preparatória será complementada com as habituais Reuniões de Registo (também em formato virtual), onde os estudantes vão receber mais informações úteis sobre a Universidade e a cidade do Porto.

Para além das atividades de receção online, os novos estudantes de mobilidade da U.Porto vão ainda ter direito a um acolhimento presencial personalizado à chegada à Universidade. Este vai ter lugar no edifício da Reitoria – salvaguardando todas as medidas de segurança – e incluirá a entrega de cartão de estudante e do kit de boas-vindas à instituição.

Brasil e Espanha são os países mais representados

Neste momento, e numa altura em que estão ainda por fechar os números relativos ao segundo semestre, a U.Porto tem então previstas 1341 mobilidades de estudantes IN para o ano letivo 2021/22.

Entre as nacionalidades mais representadas no novo “contingente” internacional da Universidade destaca-se o Brasil, com 283 estudantes, seguido de perto pela Espanha (249) e pela Itália (184).

O Brasil e os países da União Europeia são os mais representados entre os novos estudantes de mobilidade da U.Porto. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Alemanha (118), Polónia (75), França (58), República Checa (38) e Turquia (31) são outras nacionalidades em destaque numa listagem que inclui ainda a China, Coreia do Sul, Irão, México, Nepal, Palestina, Síria, Tailândia ou o Zimbabué, num total de 64 países representados.

Nota ainda para os 10 estudantes portugueses que optaram por deixar as suas instituições de origem para cumprir um período de estudos na U.Porto ao abrigo do Programa Almeida Garrett.