Fátima Marinho, professora catedrática do Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos, vai ser distinguida com a Medalha de Ouro da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), no próximo dia 5 de fevereiro, data em que irá proferir a sua Última Lição, intitulada “Identidade: uma história inacabada”.

Esta cerimónia pretende homenagear e reconhecer o mérito do percurso académico e científico de Fátima Marinho, um percurso que está intrinsecamente ligado à instituição onde, para além de estudante e professora, exerceu diversos cargos pedagógicos, científicos e académicos.

Natural do Porto (1954), Maria de Fátima Marinho licenciou-se em Filologia Românica na FLUP, onde leciona Literatura Portuguesa Contemporânea desde 1976. Em 1987, doutorou-se com uma tese sobre o Surrealismo em Portugal. Professora Catedrática da FLUP desde 2001, foi Diretora da Faculdade de 2010 a 2014, ano em que assumiu as funções de Vice-Reitora da U.Porto, até 2018.

Foi ainda membro do Conselho de Administração da International Association of Universities entre 2016 e 2022; perita do Haut Conseil pour l’Évaluation de la Recherche et de l’Enseignement Supérieur, França (2017); membro do painel da A3Es na avaliação Institucional da Universidade de Lisboa (2018); avaliadora da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia; e membro da Sociedade Civil na Cimeira Duas Margens, a convite do Ministério dos Negócios Estrangeiros (2019).

Em novembro de 2015, foi condecorada pelo Governo Francês com as insígnias de Officier de l’Ordre des Palmes Académiques.

É autora de vários livros, de entre os quais se salientam: Herberto Helder, a Obra e o Homem (1982); O Surrealismo em Portugal (1987); A Poesia Portuguesa nos Meados do Século XX – Ruturas e continuidade (1989); O Romance Histórico em Portugal (1999); Um Poço sem Fundo – novas reflexões sobre literatura e história (2005); History and Myth – the presence of national myths in Portuguese Literature (2008); Camilo Castelo Branco e a atração dos abismos (2022). A sua atividade – que inclui ensaios publicados em inúmeras revistas – centra-se nos estudos dos séculos XIX – XXI: poesia, romance e romance histórico.

A sessão, de entrada livre, terá início pelas 16h30, no Anfiteatro Nobre da FLUP.