“Aprender e Saber Fazer: da ciência ao campo, à mesa e à cozinha”. Foi com este título, e perante uma sala cheia, que Olívia Pinho proferiu, no passado dia 17 de janeiro, a sua “Última Aula” como Professora Catedrática da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP).

Além de um marco para a própria, esta última aula, que assinala a sua jubilação aos 70 anos de idade, foi também a primeira vez que a FCNAUP, uma das mais jovens faculdades da U.Porto, viu um dos seus docentes atingir este momento da sua vida académica.

Durante a sessão, a docente da FCNAUP abordou dois temas distintos. Por um lado, debruçou-se sobre os seus feitos académicos na área da investigação, onde contribuiu com avanços no conhecimento de áreas como a pasteurização, os compostos carcinogénicos ou o papel do sal na nossa saúde.

No entanto, foi a sua história de vida, onde homenageou as pessoas e instituições que considera que a ajudaram a “ser quem sou e como sou”, que puxou os risos e os aplausos da plateia que encheu por completo o auditório principal FCNAUP.

Sobre Olívia Pinho

Olívia Pinho concluiu, em 1990, a licenciatura em Ciências da Nutrição da U.Porto, génese da futura Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação (criada em 1996). Nos 20 anos que se seguiram, abraçou uma carreira no ensino não superior – até que em 2004, aos 50 anos, termina o doutoramento e regressa à sua “casa mãe” como Professora Auxiliar da FCNAUP.

A transição para professora auxiliar trouxe-lhe, como a própria descreve, “uma grande responsabilidade, não apenas na docência, mas também na área científica que elegi, dando continuidade à minha paixão pelo produto do campo – Qualidade e Segurança Alimentar, sempre amparado pelo centro de investigação REQUIMTE.”.

A carreira académica de Olívia Pinho continuou, tendo progredido para Professora Associada, em 2005, e completado a agregação, em 2009. No mesmo ano, passou a Professora Catedrática, lugar que ocupou até 2024.

No domínio da investigação, Olívia Pinho é investigadora do Laboratório Associado REQUIMTE, sendo a sua área de investigação principal a Qualidade e Segurança Alimentar (Food Safety). É autora de mais de uma centena de comunicações orais e posters, em congressos internacionais, seminários e/ou workshops, incluindo pareceres técnicos e palestras, enquanto convidada, em eventos nacionais no sentido de valorizar os Produtos Tradicionais e a Gastronomia.

Além disso, orientou e co-orientou cerca de 25 dissertações nos diferentes ciclos de estudo, todas com o objetivo de confrontar práticas culinárias e evidência científica.