O médico cirurgião moçambicano Jotamo José Come, doutorado em Ciências Médicas pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto, foi distinguido, no passado dia 11 de dezembro, com a 3.ª edição do Prémio Joaquim Chissano – Alumni Estudante Moçambicano em Portugal, um galardão atribuído anualmente pela Câmara de Comércio Portugal-Moçambique a personalidades que, tendo feito os seus estudos superiores em Portugal, tenham contribuído de forma decisiva e com particular impacto na sociedade moçambicana.

Licenciado em Medicina e Cirurgia pela Universidade Eduardo Mondlane, Jotamo José Come concluiu em 2021 o Programa Doutoral em Ciências Médicas do ICBAS. É, desde 2004, docente da Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane, onde dirige o Departamento Académico de Cirurgia.

A nível clínico, é cirurgião geral e, desde 2016, o diretor dos serviços de cirurgia da mama, tiroide e hépato-biliar do Hospital Central de Maputo. Em paralelo, é o atual coordenador do Programa Nacional de Circuncisão Masculina, promovido pelo Ministério da Saúde de Moçambique (MISAU).

Anteriormente, desempenhou funções como Diretor do Hospital Geral José Macamo (2009-2012), Coordenador  Nacional para Prevenção e Controlo de Infeções (2005-2008), docente do Centro de Formação de técnicos de saúde do MISAU (2000-2004), entre outras.

A entrega do Prémio Alumni Joaquim Chissano 2023  decorreu na Fundação Fernando Leite Couto, em Maputo (Foto: Fundação Fernando Leite Couto)

Para além de Jotamo José Come, o Prémio Joaquim Chissano – Alumni Estudante Moçambicano em Portugal 2023 distinguiu também a Juiza Conselheira Felicidade Sandra Machatine Tem Jua, antiga estudante da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

A cerimónia de entrega do galardão teve lugar na Fundação Fernando Leite Couto, em Maputo. A sessão, presidida pelo antigo Presidente de Moçambique, Joaquim Chissano, incluiu ainda a entrega do Livro de Honra da CCPM aos vencedores do Premio Literário Fundação Fernando Leite Couto – Vila de Óbidos, bem como o lançamento da edição do Anuário CCPM do Estudante no Ensino Superior em Portugal 2023.

Sobre o prémio

Atribuído pela primeira vez em 2021, o Prémio Joaquim Chissano – Alumni Estudante Moçambicano em Portugal tem como grande objetivo “reconhecer individualidades moçambicanas que, tendo feito os seus estudos em Portugal, realizam trabalho relevante e se tenham distinguido na área Académica, no Empreendedorismo, na Causa Pública ou de Gestão em Moçambique”.

Os candidatos ao são indicados anualmente pelas instituições de Ensino Superior associadas da CCPM, às quais cabe propor “um seu antigo estudante moçambicano (Alumnus) que se tenha particularmente distinguido na sua vida académica”.

A escolha do(s) vencedor(es) tem em conta critérios como “o impacto, a originalidade e o caráter inovador da contribuição dos candidatos para o ideal de uma sociedade inclusiva, do desenvolvimento económico e do fortalecimento do Sistema de Ciência e Tecnologia de Moçambique e de Portugal”.