A Addvolt e a knok são a segunda e terceira tecnológicas que alcançaram um maior crescimento anual de receitas nos últimos quatro anos.  As empresas graduadas da UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto fazem parte da lista de 50 empresas que registaram um volume de negócios agregado superior a 550 milhões de euros, de acordo com o Deloitte Technology Fast 50 Portugal, um novo ranking da consultora divulgado no final deste ano.

Focado no período entre 2019 e 2022, este ranking identifica e traça o perfil das 50 empresas tecnológicas, com presença em Portugal, que geraram um volume de negócio agregado de mais de 550 milhões de euros e 250 milhões de euros em exportações, registando um crescimento médio de 400% e o número de colaboradores de 141%. Em termos percentuais, o volume de negócios representa mais 265% do que antes da pandemia da Covid-19 e um aumento de 179% ao nível das exportações.

A Addvolt, spin-off U.Porto criada por antigos estudantes da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), desenvolve soluções de energia limpa para os transportes, tornando cada veículo mais inteligente e mais sustentável, reduzindo o consumo de gasóleo, as emissões de CO2, o ruído e os custos de manutenção.

Bruno Azevedo, CEO e fundador da graduada da UPTEC, revela o entusiasmo com o resultado que “reflete a forte dedicação, compromisso e capacidade de trabalho da equipa da Addvolt ao longo destes 10 anos”.

“Fundámos a empresa aos 23 anos, baseando-a numa solução com uma grande componente de hardware, destinada a um mercado bastante experiente. Hoje, com uma média de idades de 33 anos, a equipa tem ainda mais energia para trabalhar com compromisso, dedicação e inovação nas soluções para aumentar a eficiência energética no transporte de mercadorias a nível mundial”, afirma.

Fundada por José Bastos, alumnus da Faculdade de Economia da U.Porto (FEP) e da Porto Business School, a knok oferece aos pacientes e aos prestadores de cuidados de saúde soluções de telemedicina e saúde digital.

“Para a knok, este reconhecimento significa muito mais do que um sucesso empresarial, prova que estamos no caminho certo com a nossa missão de levar cuidados de saúde de alta qualidade a todos, em qualquer lugar. Para manter a dinâmica de crescimento, já em janeiro de 2024 vai arrancar o nosso primeiro cliente no Reino Unido e teremos mais novidades brevemente”, destaca o CEO e fundador da empresa.

Para além das empresas graduadas da UPTEC, também a Defined.ai teve lugar de destaque neste ranking. Daniela Braga, CEO da empresa instalada na UPTEC, venceu na categoria de “Women in Leadership” do Deloitte Technology Fast 50 Portugal.

Technology Fast 50 2023: Deloitte Portugal reconhece empresas tecnológicas

Do ranking liderado pela Sword Health fazem, ainda, parte a Dreamshaper, Landing.jobs, Barkyn, Jscrambler, RedShift e Tangível, todas empresas da comunidade UPTEC.

A Deloitte Technology Fast 50 Portugal surge para distinguir empresas do setor tecnológico com maior capacidade de inovação, visão de futuro e com foco em resolver alguns dos maiores problemas do mundo

A Deloitte destaca, ainda, o facto de serem empresas que praticamente não existiam e que, atualmente, agregadas têm já algum significado para a economia nacional, com resultados muito positivos.