Sofia Costa, que concluiu recentemente o Mestrado em Aplicações em Biotecnologia e Biologia Sintética da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), a desenvolver trabalho no Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S), venceu recentemente a Innovate Competition da iMed Conference® 15.0, na categoria investigação básica. O prémio, no valor de mil euros, foi atribuído pela AstraZeneca Foundation à melhor apresentação em formato de poster.

A estudante está a trabalhar numa ferramenta in vitro para o estudo de novas terapias para o osteossarcoma, um tipo raro de tumor, através do desenvolvimento de esferoides multicelulares heterotípicos. A investigação decorre no contexto do projeto B2Tek-4OS (Bio-inspired and Bioengineered Technology for OSteosarcoma – unraveling OS to advance in novel targeted therapies), financiado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro (Bolsas em Sarcomas Pediatricos Nonô) e liderado pela Investigadora Catarina Leite Pereira.

Para Sofia Costa, que é também licenciada em Biologia pela FCUP, esta distinção é “extremamente gratificante”, pois reconhece a importância do desenvolvimento de modelos 3D in vitro, como modelos pré-clinicos na área do cancro em alternativa a modelos in vivo. Desta forma, sublinha a jovem bióloga, “estamos a contribuir para a redução da experimentação animal, que é sempre fundamental quando se desenvolvem novas terapias.”

Para além disso, com esta bolsa, Sofia Costa terá oportunidade de se inscrever em cursos avançados na sua área de investigação e participar em conferências nacionais/internacionais. A nível pessoal, acrescenta, “é também uma forte motivação para continuar o meu percurso na investigação e poder contribuir para o avanço da ciência, em particular no estudo de um tumor tão raro como o osteossarcoma”.

Sobre a Innovate Competition

A iMed Conference® é um evento anual organizado pela Associação de Estudantes da Nova Medical School / Faculdade de Ciências Médicas  da Universidade Nova de Lisboa (AENMS) que tem como objetivo dar a conhecer à próxima geração de estudantes das ciências da vida as mais recentes descobertas científicas e projetos inovadoras na área da medicina.

A Innovate Competition é uma competição destinada a alunos de Licenciatura ou Mestrado na área das Ciências da Vida integrados numa equipa de investigação, que são desafiados a apresentar o seu projeto perante um júri conceituado. O projeto pode estar inserido numa das seguintes categorias: Investigação Básica ou Investigação Translacional.