Rita Ribeiro, estudante da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), é a nova presidente da Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM) para o mandato de 2024.

A tomada de posse dos novos órgãos sociais da ANEM decorreu na Aula Magna da FMUP, numa cerimónia que contou com as intervenções de Altamiro da Costa Pereira, diretor da Faculdade de Medicina, e de Helena Canhão, presidente do Conselho de Escolas Médicas Portuguesas.

Rita Ribeiro, que desempenhou o cargo de vice-presidente na anterior direção, junta-se um grupo de 19 outros universitários, representantes das diversas escolas médicas do país.

Através de uma “participação ativa na construção de um presente inovador, progressista e multissetorial, integrando as diferentes perspetivas para a saúde”, a nova direção da ANEM tem assente os seus pilares na inovação, na integração e no impacto.

“Pretendemos ser a amplificação da voz de toda a comunidade estudantil que representamos”, afirma a nova líder do organismo.

A tomada de posse dos novos órgãos sociais da ANEM decorreu no passado dia 17 de dezembro, na Aula Magna da FMUP. / Foto: ANEM

Para fazer frente aos problemas que afetam o ensino superior e a formação na área da saúde, Rita Ribeiro defende “a imperativa colaboração de todos os parceiros da saúde, bem como a adoção de estratégias para que seja encontrado o caminho que melhor serve a Saúde Pública em Portugal”.

Segundo a estudante da FMUP, urge impulsionar ainda mais as áreas complementares da Medicina. “Falamos de Direitos Humanos, Ética Médica, Educação Médica, Formação, Imagem, Tecnologia, Mobilidade, Saúde Pública, Saúde Global e Saúde Sexual/Reprodutiva, e priorizá-las na intervenção”, concluiu.

Atualmente no 6.º ano do Mestrado Integrado em Medicina, Rita Ribeiro sucede no cargo da ANEM a Vasco Cremon de Lemos, estudante da NOVA Medical School.