Ana Luísa Neves, professora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), foi eleita “Chair” do Working Party on eHealth da Organização Mundial de Medicina Geral e Familiar (WONCA). A eleição ocorreu em Sidney, em outubro, durante a última conferência mundial daquela organização. O mandato terá a duração de dois anos.

“Estou muito entusiasmada pela confiança depositada em mim pelos membros do Working Party on eHealth e expectante sobre as oportunidades de colaboração com a comunidade global com interesse na área da saúde digital”, reage a professora da FMUP.

O seu objetivo é “promover a liderança em inovação digital, o intercâmbio de conhecimentos e a colaboração internacional para o avanço da implementação da saúde digital em Cuidados Primários.

As principais áreas de atuação da responsável serão “a avaliação da implementação de iniciativas em saúde digital (com um foco na redução das desigualdades e da exclusão digital), a literacia digital e a educação médica e capacitação”.

“Ao abraçarmos inovações digitais como a telemedicina, o uso das aplicações móveis e os novos usos da inteligência artificial, avançamos em direção a um futuro que cada vez mais ambiciona capacitar e encorajar os indivíduos a gerir ativamente a sua saúde e a sua doença”, acrescenta.

Segundo a docente, “enquanto navegamos este complexo sistema, na interseção da inovação e da prestação de cuidados, é fundamental priorizar um esforço colaborativo e multidisciplinar, reconhecendo as implicações éticas da inovação e garantindo um compromisso global para que estes avanços não agudizem as desigualdades existentes”.

Além de Professora Auxiliar Convidada na FMUP, Ana Luísa Neves é investigadora do CINTESIS@RISE, diretora da Global Digital Health Unit e Senior Clinical Lecturer em Digital Health no Imperial College London (Reino Unido).