Como já vem sendo hábito, o NEFUP – Núcleo de Etnografia e Folclore da Universidade do Porto vai celebrar a época festiva com um concerto / performance aberto a toda a comunidade. Este ano, o evento une a música à literatura, mas vai mais além. Na tarde de 16 de dezembro, no Salão Nobre da Reitoria da U.Porto, haverá também espaço para homenagear a escritora Ana Luísa Amaral (1956-2022), antiga docente e investigadora da Faculdade de Letras da U.Porto (FLUP) e a Figura Eminente da U.Porto 2023-2024.

“Era uma vez, em noite escura e fria,/ pequena, enegrecida toutinegra,/ que assim adjectivada rimaria/ com essa noite densa, escura e fria,/ que era noite de dia vinte e quatro/ de um dezembro de vento feito bronze,/ geladíssimo, uivante, em fios de prata/ perto do ano de dois mil e quinze,/ e eram agora quase onze da noite,/ e o frio arremetia-se de frente.”

Conhece? Chama-se Christmas Carol (adaptado a Fábula) e apresenta-nos esta pequena ave que “tinha um sonho importante de sonhar”. E esse sonho era? O de ser diferente: “em vez de toutinegra, cotovia,/ ou touti-rosa, ou qualquer outra via/ de coisa mais decente de viver”. Terá alguém acorrido a estas preces de “coisa mais gostosa de se ser”?

Christmas Carol (adaptado a Fábula) será o fio condutor de uma tarde de celebração. A partir de múltiplas interpretações e camadas de leitura, o NEFUP irá trabalhar o poema, colocando-o em dialogo com a música e as cantigas de temas natalícios, dos Reis, das Janeiras e do cancioneiro tradicional português, incluindo cantigas polifónicas à capella, interpretadas pelas Cantadeiras do NEFUP.

O resultado será uma performance de vivências natalícias que poderá surpreender pelo realismo. A partir destas múltiplas interpretações o que terá, afinal, acontecido à toutinegra que queria ser “touti-rosa”, ou qualquer outra coisa “mais decente de viver”?

O concerto/performance que é também uma homenagem a Ana Luísa Amaral acontece dia 16 de dezembro, às 16h00.

A entrada é livre, mas limitada aos lugares existentes.

Sobre Ana Luísa Amaral

Licenciada em Germânicas pela FLUP, Ana Luísa Amaral doutorou-se em Literatura Norte-Americana na mesma faculdade com uma tese sobre Emily Dickinson: uma poética de excesso.

Como docente e investigadora, integrou o Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa. Foi a grande responsável pelo desenvolvimento dos Estudos Feministas na U.Porto, quer no campo da docência quer no campo da investigação.

Ana Luísa Amaral é uma das mais premiadas e celebradas escritoras portuguesas contemporâneas. (Foto: DR)

Autora de mais de três dezenas de livros de poesia, teatro, ficção e literatura infantil, Ana Luísa Amaral tem obra publicada em mais de dez países e uma longa lista de prémios, nacionais e internacionais.

Recebeu entre outros, o Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores (2008), o Prémio de poesia italiano Giuseppe Acerbi, (2008), o prémio literário espanhol Leteo (2020), o Prémio Livro do Ano de Poesia do Grémio de Livrarias de Madrid, com What’s in a Name (2020), o Prémio Vergílio Ferreira, atribuído pela Universidade de Évora (2021), e o Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana (2021). Em 2022, a Asociación de Escritoras e Escritores en Lingua Galega nomeou-a “Escritora Galega Universal”.

Ana Luísa Amaral faleceu a 5 de agosto de 2022. Tinha 66 anos.