“Foi na primeira vez que vi a casca de uma cebola ao microscópio que percebi que queria seguir ciência”. Quem o diz é Felicidade Niquice, estudante do Programa Doutoral em Segurança e Saúde Ocupacionais da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e uma das vencedoras da edição de 2023 do prémio L’Oréal-UNESCO For Women in Science Young Talents (Sub-Saharan Africa).

Investigadora e médica com especialização em medicina do trabalho, Felicidade afirma “sentir-se honrada por ter elevado o nome de Moçambique e da lusofonia na esfera científica”, após ter sido a segunda moçambicana a receber o prémio.

A razão da distinção deve-se ao projeto que a estudante da FEUP vem desenvolvendo no sentido de promover a saúde e segurança no trabalho nos hospitais de Moçambique, a sua terra natal.

“A avaliação e gestão de risco ocupacional em relação a patologias de disseminação em contexto hospitalar, como a Hepatite B, C e HIV, é um trabalho necessário e pertinente para a realidade moçambicana, uma vez que o sistema nacional de saúde não testa ou oferece tratamento para estas patologias prevalentes na comunidade”, explica Felicidade Niquice.

A entrega d s  L’Oréal-UNESCO For Women in Science Young Talents Sub-Saharan Africa Awards 2023 decorreu no início de novembro, no Botswana. (Foto: DR)

Sobre o prémio

Promovidos anualmente pela Fundação L’Oréal e pela UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, os  L’Oréal-UNESCO For Women in Science Young Talents Sub-Saharan Africa Awards visam capacitar jovens talentos naquela região do globo – uma vez que a comunidade de cientistas em África representa apenas 2,5% dos investigadores do mundo – e reforçar o compromisso de promoção da igualdade de género na ciência. Ao mesmo tempo,  procura-se garantir um futuro mais justo e sustentável para o continente.

Desde a sua primeira edição, em 2010, este programa regional já apoiou mais de 200 investigadores africanos, garantindo-lhes apoio financeiro para que possam conduzir os seus projetos de investigação. Atualmente, o valor das bolsas atribuídas aos vencedores varia entre os 10.000 euros (para estudantes de doutoramento) e os 15.000 euros (para investigadores de pós-doutoramento).

A 14.ª edição do galardão reconheceu este ano 25 doutorandas e 5 investigadoras de pós-doutoramento na sua cerimónia anual, que decorreu no início de novembro em Kasane, Botswana.