Tão fascinantes como assustadoras, é nesta época do ano que as máscaras transmontanas saem à rua. É o caso daquela que, proveniente das reservas do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP), vai ficar exposta, ao longo do mês de dezembro, no átrio principal do edifício histórico da Reitoria (à Praça Gomes Teixeira) no âmbito de mais uma iniciativa do “Breviário”.

Vamos celebrar as festas do Solstício de Inverno? São festas que assinalam a transição de um ciclo. A exótica máscara transmontana que dá agora as boas-vindas a quem visita a “casa mãe” da U.Porto é originária de Paradela, freguesia do município de Mogadouro, distrito de Bragança. De aspeto bastante marcante, esta peça chegou ao MHNC-UP em 1942, por doação de um habitante de Paradela.

Exemplos de uma sobrevivência cultural, os caretos têm uma origem e simbologia que antecedem a época da romanização. As Festas de Santo Estêvão, padroeiro dos rapazes, são celebrações que simbolizam a mudança de ciclo ou a entrada de uma nova estação. Estas máscaras de aspeto impactante e macabro, juntamente com os trajes coloridos dos rapazes, são os principais protagonistas dos festejos.

De resto, e como sublinha Rita Gaspar, curadora das coleções de Arqueologia, Etnografia e Antropologia do MHNC-UP, importa sublinhar a importância da conjugação da máscara com o respetivo traje. É graças a este conjunto que os rapazes conseguem ocultar a sua identidade, usufruindo, assim, de uma liberdade total que lhes permite viajar livremente pelas ruas da aldeia, realizando um conjunto de “tropelias” e criticando os restantes elementos da comunidade.

O período de duração não é igual em todas as localidades, mas, normalmente, as festividades prolongam-se por vários dias, “entre o Natal e o Dia de Reis”, acrescenta a responsável do Museu.

O Solstício de Inverno é um fenómeno astronómico que acontece todos os anos, sendo que em 2023 irá ocorrer no dia 22 de dezembro. Será nesta data que começa o inverno no hemisfério norte e o verão no hemisfério sul. É a noite mais longa e, consequentemente, o dia mais curto do ano.

Todos os meses, através do Breviário, o MHNC-UP expõe algumas das peças que constam das suas reservas. Para saber mais sobre os bastidores do Museu ou marcar uma visita às reservas, visite o portal do MHNC-UP.