A Porto Business School figura, pelo décimo primeiro ano consecutivo, no “European Business School Ranking”, uma iniciativa do Financial Times que destaca anualmente as melhores Escolas de Negócios europeias. No universo das 95 melhores European Business Schools presentes na edição deste ano, a Escola de Negócios da Universidade do Porto destaca-se na 59.ª posição, registando uma subida de sete lugares em comparação com o ano passado.

A classificação da Porto Business School deve-se aos resultados alcançados nas categorias de Executive Education, onde ocupa a 28.ª e 34.ª posições na formação para executivos Custom e Open, respetivamente, e Executive MBA, onde alcançou a 59.ª posição.

Estes resultados demonstram a evolução contínua e a crescente adaptação da escola às exigências de um mundo em constante transformação e cada vez mais disruptivo, regido pela transformação digital e pelo crescimento sustentável.

Para Ramon O’Callaghan, dean da Porto Business School, “é um orgulho continuar a marcar presença num ranking tão prestigiado como o do Financial Times. Num contexto marcado pela incerteza e pela constante transformação, é muito gratificante ver que a Porto Business School reforça o seu papel enquanto referência internacional na área da formação em gestão”.

Na comparação com as restantes quatro escolas de negócios portuguesas presentes na edição de 2022 do ranking do Financial Times, a Porto Business School surge como a terceira melhor no panorama nacional. Refira-se, contudo, que, ao contrário de outras escolas presentes no ranking, a escola de negócios da U.Porto compete em apenas duas das quatro categorias que contribuem para esta classificação.

Tendo em consideração a estreita colaboração entre a Porto Business School e a Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), as duas entidades aparecem nomeadas conjuntamente para efeitos de ranking do Financial Times (University of Porto | FEP-PBS).

Sobre os rankings Financial Times

O Financial Times publica anualmente sete rankings, divididos pelas categorias de MBA, EMBA, Mestrados em Finanças, Mestrados de Gestão e programas de MBA online, bem como de formação executiva.

No final de cada ano, lança, também, um ranking com as melhores escolas de negócio europeias. O objetivo passa por dar a conhecer as melhores formações disponíveis no mercado, principalmente para aqueles que querem investir na sua formação e melhorar as suas competências na área de gestão.

Os programas são avaliados de acordo com um conjunto de critérios que incluem a média salarial após a formação, a relação custo-benefício e o último ranking do Financial Times.