O Auditório Alberto Amaral, na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), vai receber esta segunda-feira, 4 de dezembro, a cerimónia comemorativa do 48.º aniversário da criação do Instituto Superior de Educação Física do Porto, instituição que deu origem à atual FADEUP.

Designado Dia FADEUP, o evento que assinala o aniversário da instituição decorre tradicionalmente a 3 de dezembro. Contudo, e uma vez que em 2023 a data coincidiu com o fim-de-semana, a cerimónia comemorativa foi alterada para o primeiro dia útil seguinte, mantendo, uma vez mais, celebração e reunião como palavras-chave.

Com início marcado para as 15h00, o programa oficial do Dia FADEUP 2023 vai abrir com uma intervenção de António Manuel Fonseca, Diretor da FADEUP, seguida de intervenções dos representantes dos técnicos e estudantes da instituição.

A cerimónia, pontuada com atuações musicais da Desportuna e da Tuna Musicatta Contractile, será ainda palco para a entrega simbólica de diplomas a um representante de cada um dos cursos dos três ciclos de estudos, à qual se seguirá a apresentação do novo Portal Comunicacional da FADEUP.

As festividades encerram com a intervenção de José Castro Lopes, Vice-Reitor da Universidade do Porto, que antecede um momento de convívio de toda a comunidade, marcado para o átrio principal.

A história da FADEUP

Apesar de a origem da instituição remontar a 1964 e ao Curso de Instrutores de Educação Física, que viria a constituir, mais tarde, em 1969, o núcleo da Escola de Instrutores de Educação Física, estas iniciativas situaram-se ao nível do ensino médio. Assim, foi a 3 de dezembro de 1975, com a publicação em Diário da República do Decreto-Lei 675/75, que se deu a criação do Instituto Superior de Educação Física do Porto, traduzindo-se na passagem da formação em Educação Física para o ensino universitário e consequente origem da atual FADEUP.

Mais tarde, em 1989, fruto da revisão dos Estatutos da Universidade do Porto, a Escola entra numa nova fase da sua vida, com a passagem a Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física da Universidade do Porto, à qual se sucede, e partir de 2005, a designação pela qual é hoje conhecida.

Instalada desde 1997 no Pólo II da Universidade do Porto, na Asprela, as atuais instalações, que sucederam a outras distribuídas geograficamente por vários locais da cidade do Porto e das quais se preservou na memória o célebre “Barracão”, foram uma das maiores conquistas da história da instituição, que soube, ao longo destas mais de quatro décadas e meia de história, construir um percurso de sucesso reconhecido em Portugal e no estrangeiro.

Assim o demonstram os rankings internacionais, que colocam a faculdade entre as 50 melhores escolas de desporto do mundo e em nº 1 em Portugal, posições para as quais muito contribuem a oferta formativa abrangente e a investigação de ponta nas várias áreas de ação da Escola.