A Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) vai celebrar o Dia Mundial do Solo, a 5 de dezembro, com um evento organizado pelo GreenUPorto – Centro de Investigação em Produção Agroalimentar Sustentável.

“A conservação do solo é, cada vez mais, um tema altamente relevante, abrangido por todas as políticas europeias e pela recente proposta de diretiva sobre monitorização e resiliência do solo”, revela Ruth Pereira, diretora do GreenUPorto e docente da FCUP. E é precisamente sobre esta nova proposta legislativa, lançada a 5 de julho deste ano, que incide uma das palestras do evento, dinamizada pela Comissão Europeia, às 14h15.

A proposta em questão fornece uma estrutura legal para ajudar a alcançar solos saudáveis até 2050, com medidas como a definição de boas práticas para a gestão sustentável do solo e para regenerar os solos degradados e a identificação, por parte dos Estados-Membros, de locais potencialmente contaminados, para um ambiente livre de tóxicos.

As comemorações do Dia Mundial do Solo na FCUP prosseguem com um debate, às 15h00, sobre a conservação do solo em Portugal e políticas públicas, porque “as preocupações com o solo fazem parte do dia a dia de todos que administram de perto essa matriz ambiental e dela dependem mais diretamente”.

O programa incluirá também a apresentação do «Solo do Ano», pelo Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I. P., e um «World Café» em torno da análise das políticas europeias para a gestão do solo.

Para a organização do evento, “a sociedade, de forma transversal, dos mais novos aos mais velhos, não parece estar devidamente informada e alerta para os problemas associados à sua qualidade e saúde e sobre o papel de cada um de nós na sua promoção” e daí a importância destas iniciativas.

Para além da FCUP e dos Centros de Investigação GreenUPorto/INOV4Agro, integram ainda a organização do evento a Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), bem como os centros de investigação CIIMAR e CERENA, em articulação com a Parceria Portuguesa para os Solos e a Sociedade Portuguesa de Ciências do Solo.

O evento, que terá lugar na Biblioteca da FCUP (Piso 2) , tem entrada gratuita e aberta a qualquer pessoa, mediante inscrição prévia