Num universo de 3 mil candidaturas, o Materials for Energy Research Group (MaTER), grupo de investigação sediado no Departamento de Engenharia Física da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), destacou-se ao carimbar o passaporte para participar na edição deste ano do programa «Prototypes for Humanity», inserido na COP28 – a 28.ª conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas -, que decorre até 12 de dezembro, no Dubai.

Na base desta participação inédita esteve  o projeto ligado às baterias coaxiais estruturais, que tem sido uma área de investigação liderada por Helena Braga, responsável pelo MatER.

“É a primeira vez que uma universidade portuguesa participa nos “Prototypes for Humanity” e com a intenção de trazer intercâmbios, ideias, e quem sabe apoios, que nos permitam desenvolver mais e melhores soluções para a recolha e armazenamento de energia sustentáveis”, avança a docente e investigadora da FEUP.

Lançado pela primeira vez em 2022, o programa »Prototypes for Humanity» é uma iniciativa global que visa reconhecer, promover e distinguir ideias inovadoras nascidas em contexto académico e que “têm o poder de mudar o mundo” nas mais variadas áreas do conhecimento.

A edição deste ano destacou 100 projetos ligados aos cinco grandes temas que integram a agenda da COP28: Nature, Food and Water Systems; Health, Relief and Safety; Energy, Efficiency and Waste; Education, Equality and Communities; e Data Science and AI-Enabled Solutions.

A comitiva da FEUP, composta por Beatriz Maia, Nuno Guerreiro, Helena Braga, Mafalda Valente e Beatriz Gomes teve assim oportunidade de participar em importantes fóruns de discussão com cientistas e individualidades que participam, por estes dias, no mais importante evento a nível mundial sobre a sustentabilidade do planeta.