Foi “coroado de êxito” o primeiro Curso Intensivo em Geriatria (BIP em Geriatria), realizado entre setembro e outubro, no âmbito do Programa Erasmus+, coordenado pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e levado a cabo por um consórcio internacional interdisciplinar envolvendo várias instituições europeias de ensino superior, designadamente as Universidades de Semmelweis (Hungria) e Salamanca (Espanha), com a colaboração das Universidades de Eötvös Loránd (Hungria) e Santiago de Compostela (Espanha).

“Este Blended Intensive Programme (BIP) foi o primeiro curso levado a cabo pela FMUP neste modelo, focado na área específica da Geriatria”, explica Lia Fernandes, professora desta Faculdade e coordenadora da iniciativa. Procurou-se desta forma responder à necessidade de uma “formação sólida” que permita “uma intervenção atempada, ao nível da prevenção, do diagnóstico e tratamento das patologias crónicas associadas ao envelhecimento”.

Tendo como objetivo principal “a partilha de conhecimento e experiências, com uma verdadeira integração transversal e vertical dos saberes e competências fundamentais para uma boa prática da Geriatria”, este BIP em Geriatria juntou “docentes de grande prestígio desde as áreas das ciências básicas, como Biologia, Genética e Farmacologia, até às áreas mais clínicas como Psiquiatria, Reumatologia, Urologia, Endocrinologia e Medicina Interna”.

Entre os docentes que integraram esta equipa transnacional incluíam-se Lia Fernandes, Pedro von Hafe, Carlos Vaz, Francisco Cruz, Carlos Silva e Pedro Filipe Mendes, da FMUP, Miklós TóthPál Riba e Adam Lelbach, da Universidade Semmelweis, Tibor Vellai, da Universidade de Eötvös Loránd, Manuel Franco-Martin, da Universidade de Salamanca, Raimundo Mateos e Javier Vicente-Alba, da Universidade de Santiago de Compostela.

“Um enorme sucesso”

Com a participação de 20 estudantes de Medicina, oriundos de diversos países, nomeadamente da Hungria (das Universidades de Semmelweis e de Szeged), da Eslovénia (da Universidade de Maribor), de Itália (da Universidade de Trento) e da Roménia (da Universidade de Tirgu Mures), este BIP em Geriatria teve uma elevada procura por parte dos estudantes internacionais, cujas “inscrições iniciais ultrapassaram largamente o número de vagas disponíveis”.

Miklós Tóth, professor da Universidade de Semmelweis, não tem dúvidas de que este Curso foi “um enorme sucesso”, sendo todos os envolvidos da opinião que “a cooperação entre as universidades foi excelente e deve continuar no futuro”. Para o docente, este BIP contribuiu inclusivamente para o reconhecimento da Geriatria nas escolas médicas que participaram.

Também para Adam Lelbach, o BIP em Geriatria tem “um programa muito bem organizado e estruturado, algo que é novo no campo da Gerontologia e da Geriatria e que se reveste da maior importância”. Para este professor da mesma Universidade e membro do Board da Sociedade Europeia de Medicina Geriátrica, bem como vice-presidente da Associação Húngara de Gerontologia, esta iniciativa tem “o potencial de permitir a partilha de experiências a nível internacional”, pelo que garante o seu “total apoio” a futuras edições.

Pál Riba, igualmente da Universidade de Semmelweis, sublinha que “a Geriatria deve ser incluída nos curricula das escolas médicas”, o que ainda não acontece.

“É da maior importância que os médicos estejam atentos às questões de saúde das pessoas mais velhas e que se promovam cuidados mais dirigidos e eficientes, o que deve incluir prevenção, conselhos sobre estilos de vida e tratamento baseado em recomendações clínicas”, considera.

Como coordenadora do BIP em Geriatria, Lia Fernandes espera, agora, que “a organização e os excelentes resultados funcionem como um modelo a replicar em próximas edições. Tendo sido acreditado por três anos, poderá potenciar-se a sua projeção em outras Universidades parceiras. Numa perspetiva mais estratégica ampliaram-se, naturalmente, futuras oportunidades de colaboração internacional, quer a nível clínico, quer investigacional”, conclui a docente do Departamento de Neurociências Clínicas e Saúde Mental da FMUP.