A investigadora Cláudia Martins, do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S), conquistou recentemente o Prémio de Tecnologia Galenus (Galenus Technology Prize), atribuído pela Fundação Galenus, sediada na Áustria. É a primeira vez que este prémio de inovação internacional é atribuído a um investigador português, e em fase tão inicial de carreira.

A cada dois anos, a Fundação Galenus distingue internacionalmente um investigador com um trabalho excecionalmente inovador e devidamente suportado por trabalho e conquistas recentes nas áreas da tecnologia farmacêutica e biofarmácia. No caso de Cláudia Martins, o projeto apresentado promete dar continuidade ao trabalho desenvolvido nos últimos anos no grupo «Nanomedicines and Translational Drug Delivery» do i3S, liderado por Bruno Sarmento.

A cientista tem centrado a sua investigação em estratégias de nanomedicina dirigidas ao tratamento do glioblastoma, o tumor primário cerebral mais frequente em adultos e com uma esperança média de vida de apenas 15 meses.

Cláudia Martins desenvolveu recentemente um protótipo de nano-transportador de fármacos, com um design superficial especial que permite ultrapassar a barreira que separa o sangue do cérebro e direcionar os medicamentos diretamente para o glioblastoma, aumentando assim a eficácia dos fármacos e reduzindo os efeitos secundários. Adicionalmente a investigadora do i3S validou um novo modelo 3D de glioblastoma, criado artificialmente em laboratório, que permite testar a eficácia de novos fármacos e reduzir o número de estudos em animais.

Este prémio de inovação é a 20.ª distinção concedida ao trabalho de investigação que Cláudia Martins desenvolveu enquanto estudante do Programa Doutoral em Ciências Biomédicas do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), que concluiu em 2023. A distinção mais recente foi conquistada este verão: o primeiro prémio na competição científica internacional da conferência anual da Controlled Release Society (CRS), que se realizou em Las Vegas, nos EUA.

Nesse evento, a jovem investigadora – que é também mestre em Engenharia Biomédica pela Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) – foi também eleita Presidente do Comité Científico Júnior da CRS para o ano 2023/2024, sendo a primeira vez que o cargo é ocupado por uma cientista de uma instituição portuguesa.

Sobre a Fundação Galenus

Fundada em 2004 com o objetivo de apoiar jovens investigadores na área da tecnologia farmacêutica, a Fundação Galenus está sediada em Viena, na Áustria. A fundação acredita que a inovação é de extrema importância para o desenvolvimento científico, pelo que, a cada dois anos, distingue internacionalmente um investigador com o Prémio de Tecnologia Galenus, atribuído pela primeira vez em 2005.

Este ano, para além do primeiro prémio, atribuído a Cláudia Martins, a organização decidiu também distinguir com um segundo prémio a cientista Sarah Neugebauer, do Research Center Pharmaceutical Engineering GmbH, na Áustria.