A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) será anfitriã da cerimónia de atribuição do Prémio Nacional de Bioética 2023, a decorrer no próximo dia 28 de novembro, às 11h00, no Centro de Investigação Médica da FMUP (CIM-FMUP).

Este ano, o prémio será entregue ao Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), na pessoa do seu presidente, Gilberto Igrejas, no exercício do cargo desde 2018, como distinção pelo trabalho desenvolvido por este organismo na área da educação para a saúde e da luta contra o alcoolismo.

Em destaque está o projeto intitulado IVDP+Educa, que visa “promover um maior conhecimento sobre o vinho entre os mais jovens”, naquela que é a mais antiga região demarcada do mundo, com o objetivo de “combater o alcoolismo nessa faixa etária”.

O projeto, já anunciado publicamente, começará a ser implementado no início de 2024, em escolas dos 21 concelhos do Douro, Porto e Vila Nova de Gaia, no âmbito das iniciativas de responsabilidade social do IVDP.

“Este projeto de educação para a saúde é especialmente relevante, desde logo porque é na escola que a promoção da literacia alcança o seu maior efeito, é na fase formativa da personalidade que os jovens modelam os seus comportamentos e adquirem os valores que irão conformar a sua atitude perante a vida”, explica Rui Nunes, professor catedrático e diretor do Centro de Bioética da FMUP, a quem caberá entregar o Prémio.

De acordo com o também fundador e presidente da Associação Portuguesa de Bioética e “Head” da “International Chair in Bioethics” (ICB), com sede na FMUP,  “educar para uma alimentação equilibrada, em geral, e para o consumo responsável de álcool, em concreto, é a melhor forma de efetuar prevenção de determinadas doenças, neste caso relacionadas com um consumo excessivo de álcool”.

“Um exemplo a seguir”

O professor da FMUP sublinha que este projeto do IDVP é “um exemplo a seguir neste e em outros domínios relacionados com a medicina preventiva e com a adoção de estilos de vida saudáveis”.

Com a atribuição deste Prémio, pretende-se demonstrar que “é possível, através de uma estratégia concertada e do envolvimento de diferentes agentes da sociedade civil, mudar comportamentos e promover uma sociedade mais saudável e que a escola é o local prioritário para implementar ações desta natureza, que se associam a um elevado impacto na formação dos jovens e na alteração do seu estilo de vida ao longo da sua vida, e com previsível impacto nas gerações vindouras”.

A FMUP tem já tradição nesta matéria, tendo implementado, ao longo de seis anos, em todas as escolas do município do Porto, o Projeto Educação para os Valores, no qual a promoção da literacia em saúde e a adoção de estilos de vida saudáveis eram algumas das temáticas prioritárias”.

Em declarações à comunicação social, o presidente do IVDP sublinhou que este projeto permitirá “desmontar a ideia de que o combate ao alcoolismo passa por uma proibição”, mostrando que o melhor caminho é “pela via da educação”.

Atribuído pela primeira vez em 2007, o Prémio Nacional de Bioética “pretende galardoar uma personalidade de reconhecido mérito científico”. Em 2021, o galardão foi atribuído, em conjunto com a FMUP, ao Vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, ex-coordenador do Plano de Vacinação contra a COVID-19 em Portugal.

A cerimónia será aberta a toda a sociedade, embora com lotação limitada e necessidade de inscrição prévia.