A Associação Portuguesa de Bioética, com o apoio da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), vai distinguir o Vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, ex-coordenador do Plano de Vacinação contra a COVID-19 em Portugal, com o Prémio Nacional de Bioética. A cerimónia, que contará com a presença de Altamiro da Costa Pereira, diretor da FMUP, e de José Castro Lopes, vice-reitor da U.Porto, vai ter lugar no próximo dia 3 de novembro, às 11h00, no Auditório do CIM-FMUP.

De acordo com o júri do Prémio Nacional de Bioética, a escolha do Vice-almirante justifica-se pela “integridade pessoal com que desempenhou as funções”, bem como pelas “qualidades organizativas e de planeamento demonstradas”.

O galardão pretende constituir-se também como um reconhecimento “pelo exemplo que deu à sociedade portuguesa, um exemplo de serviço público e de dedicação a causas comuns”.

Conhecido pelo papel determinante que desempenhou numa fase crítica da pandemia, o Vice-almirante Henrique Gouveia e Melo constituiu, por tudo isto, “uma escolha natural e unânime” para o júri deste Prémio.

Durante a cerimónia de atribuição do Prémio Nacional de Bioética,, são aguardadas as intervenções de Altamiro da Costa Pereira, diretor da FMUP, de Rui Nunes, presidente da Associação Portuguesa de Bioética e professor da FMUP, e do próprio Vice-almirante Gouveia e Melo, entre outras individualidades.

Todos os interessados em assistir à cerimónia deverão inscrever-se através do respetivo formulário disponível até dia 29 de outubro, ou até ao limite da lotação da sala.

Sobre o Vice-almirante Gouveia e Melo

Henrique Eduardo Passaláqua de Gouveia e Melo nasceu em Moçambique, a 21 de novembro de 1960.  Em 1979, rumou a Lisboa para ingressar na Escola Naval. Integrou a Esquadrilha de Submarinos entre 1985 e 2002 e desempenhou diferentes cargos, nomeadamente como chefe de Gabinete do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada e Comandante Naval.

É, desde 2020, adjunto para o Planeamento e Coordenação do Estado-Maior General das Forças Armadas. Recebeu vários louvores e condecorações. É apaixonado por submarinos e pelo mar, mas também pelo “mundo das matemáticas, física e computação”.

Em fevereiro de 2021, foi foi nomeado para coordenar a Task Force do Plano de vacinação contra a COVID-19 em Portugal, funções que deixou em finais de setembro.

Sobre o Prémio Nacional de Bioética

Atribuído pela primeira vez em 2007, o Prémio Nacional de Bioética distingue “personalidades de elevada idoneidade e integridade pessoal, nacional ou estrangeira, que se tenha distinguido no mundo académico, científico ou na sociedade em geral”.

Da lista de premiados constam os nomes de Maria de Belém Roseira, ex-ministra da Saúde, de Luís Archer, pioneiro do ensino e investigação em Bioética em Portugal, e Tristram Engelhardt, uma das referências mundiais da Bioética.