João Bernardes, professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), recebeu o Prémio de Mérito Científico da FSPOG – Federação das Sociedades Portuguesas de Obstetrícia e Ginecologia.

A cerimónia de entrega do galardão decorreu no passado dia 16 de novembro, na Culturgest, em Lisboa, no âmbito da sessão de abertura do 23.º Congresso de Obstetrícia e Ginecologia, promovido pela FSPOG. A distinção foi entregue pelo presidente da Federação.

“Recebi com muito agrado este prémio, que considero ser de caráter simbólico. Para mim, representa o reconhecimento de que a ciência é algo que importa para os ginecologistas-obstetras portugueses e a simpatia dos meus colegas para com o trabalho que o grupo de investigação que lidero tem feito”, reage João Bernardes.

Feliz, mas com humildade, o docente da FMUP entende que haveria muitos colegas que estariam igualmente em condições de receber esta distinção pelo mérito científico.

De acordo com a FSPOG, este Prémio, entregue de três em três anos, é destinado a médicos da especialidade de Ginecologia e Obstetrícia “que se tenham destacado pelas suas intervenções, comunicações, espírito de inovação, artigos publicados em revistas científicas e capacidade de liderança”.

O júri do Prémio é constituído pelo presidente, vice-presidentes, secretário-geral e tesoureiro da FSPOG, e por quatro elementos nomeados pelas sociedades afiliadas, nomeadamente a Sociedade Portuguesa de Obstetrícia e Medicina Materno-Fetal, a Sociedade Portuguesa de Ginecologia, a Sociedade Portuguesa de Medicina da Reprodução, a Sociedade Portuguesa da Contraceção e a Associação Portuguesa de Diagnóstico Pré-Natal.

Sobre João Bernardes

João Bernardes é professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e Presidente do Conselho de Representantes desta mesma instituição, além de investigador principal do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS@RISE) e assistente graduado sénior de Ginecologia e Obstetrícia no Centro Hospitalar Universitário de São João.

Fundador e diretor do Centro de Simulação Biomédica da FMUP, ocupou, até há semanas, o cargo de presidente do Colégio da Especialidade de Ginecologia e Obstetrícia da Ordem dos Médicos.