O Projeto ALFAC – Aquatic Literacy for All Children passou recentemente pela piscina da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), com o objetivo de testar a literacia aquática de um conjunto de alunos do Agrupamento de Escolas Pêro Vaz de Caminha, do Porto.

Durante seis dias, foram desenvolvidas atividades com o objetivo de mapear a competência aquática das crianças do 1.º ciclo do ensino básico daquele agrupamento de escolas portuense.

O Projeto ALFAC integra organizações académicas e desportivas de sete países europeus e apresenta como primeira missão mapear a competência aquática das crianças europeias entre os 6 e os 12 anos de idade.

Numa fase posterior e com base nos dados recolhidos, o processo passa pelo desenvolvimento de ferramentas pedagógicas para melhorar a literacia aquática dos mais novos, fase onde FADEUP e Associação Nacional de Treinadores de Natação (APTN) trabalharão em conjunto enquanto elementos chave do projeto em território português.

Prevenir afogamentos e aumentar a prática da natação ao longo da vida são os objetivos a que se propõe este projeto europeu, que arrancou em Lille, França, em 2022.