Alexandra Antunes, estudante do Mestrado em Engenharia Química, e Isabel Barbosa, estudante do Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), conquistaram dois dos prémios atribuídos no âmbito do 14.º Congresso Europeu de Engenharia Química / 7.º Congresso Europeu de Biotecnologia Aplicada, que decorreu em Berlim, na Alemanha.

O primeiro lugar do EFCE Student Mobility Award, galardão no valor de 2.000 euros que distingue os estudantes europeus de engenharia química que adquiriram experiências transculturais estudando fora do seu país de origem durante um ou mais semestres, foi entregue a Alexandra Antunes.

“Sinto-me honrada por ter conquistado este prémio, uma recompensa pela dedicação que tenho demonstrado durante as minhas experiências no estrangeiro no âmbito do Mestrado Integrado da FEUP”, avança a estudante da FEUP.

Alexandra Antunes realça ainda a “importância de os estudantes adquirirem experiências internacionais e saírem das suas zonas de conforto”. “É fundamental que os futuros líderes e cidadãos do mundo tenham uma apreciação genuína pela diversidade cultural de forma a contribuírem para um futuro de paz e harmonia e para um universo cada vez mais inclusivo, tolerante e colaborativo”, remata.

Isabel Barbosa foi premiada com o Best Poster Award “Transformation of the Chemical Industry”. (Foto: DR)

Isabel Barbosa foi premiada com o Best Poster Award “Transformation of the Chemical Industry” numa edição que contou com mais de 400 apresentações.

O trabalho apresentado por Isabel Barbosa, intitulado “Photo-assisted production of green ammonia-based fuels”, apresenta os resultados iniciais do projeto “SuN2Fuel”, que visa a produção fotocatalítica de amoníaco como uma alternativa crescente aos processos industriais com base em tecnologias limpas e recursos renováveis, rumo a uma economia sem carbono.

“O projeto combina ainda a investigação fundamental sobre catalisadores com o desenho de reatores adequados e respetiva avaliação técnico-económica do processo de produção de amoníaco para utilização em células de combustível”, explica a estudante da FEUP.

Financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), o “SuN2Fuel” encontra-se em desenvolvimento no Laboratório de Processos de Separação e Reação – Laboratório de Catálise e Materiais (LSRE-LCM) e no Centro de Estudos de Fenómenos de Transporte (CEFT), unidades de I&D do Laboratório Associado ALiCE da Faculdade de Engenharia.

O Congresso Europeu de Engenharia Química é o principal evento da Federação Europeia de Engenharia Química (EFCE). Nesta edição, vários cientistas da indústria, universidades e instituições de investigação europeias tiveram a oportunidade de reunir para debater as mais recentes investigações e aplicações industriais em todos os domínios da química, engenharia de processos, biotecnologia e áreas afins.

Sobre Alexandra Antunes

Concluiu recentemente a sua tese de mestrado na King Abdullah University of Science and Techology (KAUST), na Arábia Saudita, no âmbito dos seus estudos em Engenharia Química com especialização em biotecnologia na FEUP.

Realizou ainda um curso sobre novas tecnologias e empreendedorismo na Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong (HKUST) e um curso de competências empresariais na Universidade de Lund, na Suécia.

Sobre Isabel Barbosa

Estudou Engenharia Química na FEUP, onde obteve o grau de mestre em julho de 2018. Em dezembro do mesmo ano, passou a integrar o LSRE-LCM como bolseira de investigação.

Atualmente, encontra-se a trabalhar na tese de doutoramento sobre a temática “Photocatalytic Technologies for Sustainable Ammonia Production: reactor design and prototyping”.

No âmbito do ciclo de estudos, está ainda a realizar um período de investigação na Universidade Técnica de Delft (Países Baixos) com o intuito de aprofundar conhecimentos na área de simulação molecular aplicada ao seu projeto de investigação.