As startups que integram o ecossistema da UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto vão estar fortemente representadas na edição deste ano da Web Summit, que decorre entre os dias 13 e 15 de novembro, em Lisboa.

Depois de uma participação bastante frutuosa na edição de 2022, a UPTEC volta a marcar presença na maior conferência do mundo em tecnologias e inovação, pela mão de 13 empresas que prometem divulgar e dar passos seguros no desenvolvimento e promoção das suas soluções.

Na edição 2023 da Web Summit, estarão presentes a Airport.ai, a Ethiack, a Extractum.io, a Qubitz, a Plantz, a Connected, a Intuitivo, a Infinite Foundry, a Hortee, a Agit, a AgroGrIN Tech, a Papayya e a Windcredible.

Deste lote de empresas, a Agit, a AgroGrIn Tech, a Ethiack, a Hortee, a Papayya e a Windcredible foram selecionadas através do Road 2 Web Summit, uma iniciativa conjunta da Startup Portugal e Web Summit de seleção das melhores jovens startups para representar Portugal no maior evento tecnológico do mundo.

As 13 startups da UPTEC que vão brilhar na Web Summit 2023

Airport AI é uma empresa de Inteligência Artificial aplicada à indústria de turismo aéreo. Desenvolve uma plataforma que permite aos aeroportos comunicar mais eficientemente com os passageiros no seu website, aplicação móvel e aplicações de “messaging”. Trabalham com mais de 25 aeroportos em todo o mundo, incluindo os aeroportos de Frankfurt, Gatwick e Sydney.

Ethiack  é uma plataforma SaaS de cibersegurança que ajuda organizações a prevenir os ciberataques e otimizar custos e recursos, através de hacking ético autónomo. A plataforma combina automação, hackers éticos e inteligência artificial para fornecer testes de segurança contínuos, instantâneos e com 99% de precisão, o que permite às equipas de segurança gerir a sua superfície de ataque externa e identificar e mitigar vulnerabilidades de forma rápida e eficiente.

Extractum.io é uma solução SaaS de gestão de dados com uma interface do usuário baseada na web que permite importar dados brutos não estruturados de qualquer conjunto de dados, como arquivos simples e APIs de serviços de terceiros diretamente para um banco de dados relacional, transformando quaisquer dados de arquivos e serviços da Web num banco de dados estruturado. A solução agiliza os dados automaticamente, fornecendo um conjunto de informações prontas a utilizar em segundos.

Qubitz é uma startup tecnológica que combina os domínios da blockchain e da inteligência artificial para criar soluções inovadoras, que alavanquem tecnologias avançadas para alimentar o crescimento sustentável e melhorar a qualidade de vida em vários setores, e tem no TIKITWORLD, o seu principal produto, que pretende revolucionar o ecossistema de venda de bilhetes para eventos através de uma maior transparência e eficiência.

Plantz foi criada para inspirar as pessoas a avançar em direção a uma alimentação mais saudável e sustentável. A spin-off da FEUP é uma fabricante de refeições prontas, chef-to-consumer, estritamente baseada em plantas, que utilizamos a tecnologia da ultracongelação para preservar a boa textura e os nutrientes de cada refeição, numa alimentação plant-based saborosa, fácil e conveniente.

Connected é uma startup do setor espacial criada para se dedicar ao desenvolvimento de soluções de conectividade IoT em zonas remotas. A empresa tem como propósito conectar a humanidade de forma acessível, promovendo uma nova geração de modelos de negócio baseados em IoT, eliminando as limitações de rede em zonas remotas. Para alcançar esta visão a CONNECTED pretende desenvolver uma nova constelação de satélites capaz de fornecer conectividade standard, global, acessível, descomplicada e de baixa largura de banda, otimizada para soluções de baixo-custo e baixa-potência.

Intuitivo é uma startup de ed-tech que tem como missão assistir as instituições de ensino na sua transformação digital, aumentar a produtividade dos professores e melhorar a experiência dos alunos. A startup criou uma plataforma digital inovadora que é utilizada por professores, escolas e outras instituições para facilitar e melhorar o processo de avaliação de alunos.

Infinite Foundry é uma plataforma de metaverso industrial que traz para o mercado a tecnologia de controlo de operações mais precisa baseada em 3D. Consiste no gémeo digital 3D da área de interesse, que é uma combinação entre dados em tempo real de múltiplas fontes de dados (controladores, câmaras, sensores, etc.) com o modelo 3D preciso da área de interesse de modo a replicar virtualmente e em tempo real o que está a acontecer.

Hortee cria experiências de compra e venda de alimentos frescos, ligando produtores de alimentos locais e consumidores conscientes a empresas e cidades sustentáveis. Traz o campo de volta à cidade, oferecendo uma gama de ferramentas e benefícios para cidades e empresas que procuram tornar-se mais sustentáveis e melhorar a sua comunidade. Com um marketplace para comprar e vender cabazes de alimentos frescos, visitas a quintas e workshops de sustentabilidade, a Hortee é a forma de melhorar a sua saúde, o seu negócio e o nosso planeta.

Agit desenvolveu uma tecnologia que reconhece exercício físico em tempo real usando a câmara do telemóvel. Ao contrário de outras apps, a AGIT app consegue perceber e validar exercício físico enquanto o utilizador treina, dando-lhe feedback mais personalizado. Em cima disto, possibilita experiência de treino em comunidade, partilha social e competições mais autênticas.

AgroGrIn Tech desenvolveu uma tecnologia verde patenteada que permite a extração de enzimas e/ ou vitaminas desde resíduos de frutas e vegetais com elevado grau de purificação. Esta tecnologia está aliada a um processo de transformação que permite a total reutilização dos resíduos (Resíduo Zero) identificados em novos produtos alimentares e ingredientes com valor para a indústria alimentar, nutrêutica e cosmética.

Papayya é um serviço online de Personal Trainer que oferece treinos personalizados ao vivo com treinadores qualificados – em qualquer lugar, a qualquer hora. As sessões podem ser em português, inglês ou espanhol. Os treinadores certificados fornecerão feedback em tempo real e técnicas corretas de exercícios durante as sessões para garantir que os clientes aproveitem ao máximo cada treino.

Windcredible está focada no desenvolvimento e produção de turbinas eólicas de eixo vertical (VAWTS), uma tecnologia de energia renovável que gera eletricidade a partir do vento. O design patenteado tem várias vantagens em relação às turbinas eólicas tradicionais, incluindo a sua capacidade de gerar eletricidade de forma eficiente, a sua compatibilidade com ambientes urbanos e a sua adequação para integração em redes inteligentes. Uma vantagem chave é a sua capacidade de gerar eletricidade de forma eficiente, com baixos custos operacionais e requisitos de manutenção mínimos.

Porto @Web Summit reúne empreendedores portuenses

Para além destas 13 startups incubadas na UPTEC, muitas outras estão presentes no certame com o objetivo de aprofundar ligações ao sistema empresarial.

Uma das oportunidades será dinamizada pela Câmara Municipal do Porto, que organiza o Porto@Web Summit, um “Get Together” que pretende unir os empreendedores portuenses no Stand Porto.

A sessão terá ligar às 16h00 do dia 15 de novembro, no Pavilhão 1 – Booth E169, com direito a um Porto de Honra.