Faleceu, aos 95 anos de idade, José Fernando Castro Correia, Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e figura de referência na área da Oftalmologia.

Nascido a 7 de janeiro de 1928, em Vila Nova de Gaia, Castro Correia licenciou-se em Medicina e Cirurgia na FMUP, em 1951, no mesmo ano em que iniciou a preparação científica no Centro de Estudos de Medicina Experimental do Instituto de Alta Cultura e no Laboratório de Histologia.

Oito anos mais tarde, em 1959, concluiu o Doutoramento em Medicina, também na FMUP, com o título “Anátomo-fisiológica da Coroideia”. Nesse mesmo ano, José Castro Correia iniciou a atividade docente enquanto primeiro assistente do primeiro grupo (Anatomia descritiva e Anatomia Topográfica, Histologia e Embriologia, Medicina Operatória).

Posteriormente, alcançou o título de Professor Agregado (1965) e de Professor Catedrático (1967), até ao momento da sua Jubilação, que ocorreu em janeiro de 1998. Ainda na FMUP, Castro Correia foi regente da disciplina de Oftalmologia, entre 1976 e 1983, tendo sido, igualmente, Chefe de Serviço Hospitalar no Centro Hospitalar Universitário de São João (1987).

Um médico com “sentido poético”

Numa nota de pesar assinada por Fernando Falcão Reis, a FMUP recorda o seu antigo académico como alguém que “estudou, com paixão, variadíssimos aspetos da anatomia, da fisiologia e da patologia ocular, e descreveu-os com uma linguagem sábia e arrebatada que empolgou as audiências e cativou os leitores”.

“À sabedoria que todos lhe reconhecemos e à capacidade de execução cirúrgica que a todos deslumbrava, o Professor Castro Correia aliava um sentido poético da vida, uma emoção que colocava em tudo, uma simpatia que irradiava do seu espírito aberto e tolerante”, descreve o professor da FMUP e também ele médico oftalmologista.

Ao longo da sua carreia académica, científica e clínica, Castro Correia foi autor e coautor de diversos trabalhos e artigos em revistas científicas. Em 1998, foi agraciado com o grau de Grã-Cruz da Ordem de Mérito, atribuído pela Chancelaria das Ordens Honoríficas Portuguesas.

O velório realiza-se esta sexta-feira, 10 de novembro, na Igreja Paroquial do Cristo Rei (Porto), a partir das 18h00. O funeral realiza-se no dia seguinte, às 14h30.