Luís Miguel Madeira, Professor Catedrático no Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e coordenador do Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Biotecnologia e Energia (LEPABE), foi eleito por unanimidade co-chair (secretário) do grupo de trabalho na área da Engenharia das Reações Químicas (WP-CRE) da Federação Europeia da Engenharia Química (EFCE), para o mandato de 2024-2026.

A EFCE tem como principal objetivo promover a cooperação na Europa entre as sociedades científicas e técnicas sem fins-lucrativos, que partilham nos seus objetivos o avanço geral da ciência e educação do público na área da Engenharia Química.

A principal missão da secção WP-CRE centra-se, essencialmente, no reforço da cooperação europeia e da atividade profissional dentro da comunidade EFCE no domínio da engenharia das reações químicas.

Sobre Luís Miguel Madeira

Luis Miguel Madeira licenciou-se em Engenharia Química (1993) e doutorou-se em Engenharia Química – Catálise Heterogéne (1998) pela Universidade Técnica de Lisboa (hoje integrada na Universidade de Lisboa). Ingressou na FEUP em 1999 onde é Professor Catedrático no Departamento de Engenharia Química. Leciona, entre outras, disciplinas de Engenharia das Reações Químicas.

Ainda ao nível da docência, foi distinguido com o “Prémio de Excelência Pedagógica” em 2015/16 e com o “Prémio de Excelência Científica” em 2020, ambos pela FEUP.L

Investigador do grupo de Ciências e Tecnologias do Ambiente do LEPABE, é considerado um dos cientistas mais influentes a nível mundial e possui larga experiência na supervisão de investigadores e coordenação de atividades de investigação a nível europeu e nacional. Tem-se dedicado essencialmente à área dos reatores multifuncionais, particularmente para produção/purificação de hidrogénio e captura/valorização de dióxido de carbono, catálise heterogénea e tratamento de efluentes (líquidos e gasosos) por processos de oxidação avançados.

Luís Miguel Madeira é autor/coautor de cerca de 220 artigos em revistas internacionais com revisão por pares (índice h de 49) e coautor de mais de 230 comunicações em conferências. Participou em cerca de 40 projetos de investigação, quer como coordenador, quer como membro da equipa, incluindo projetos com financiamento nacional e comunitário.

Foi/é orientador/coorientador de 16 investigadores de nível pós-doc, 30 estudantes de doutoramento (22 teses já concluídas, cinco das quais em empresas) e mais de meia centena de dissertações de mestrado.