A Galeria da Biodiversidade – Centro de Ciência Viva do Museu de História Natural e da Ciências da Universidade do Porto (MHNC-UP) inaugura, no dia de 16 de novembro, às 18h30, a exposição HABITAR, organizada pela Malvada Associação Artística e com fotografias de José Miguel Soares.

Para além da exposição haverá uma performance COABITANTE – de interação com a exposição. A performance acontece em dois momentos: dia 17 de outubro, às 11h00 e 15h00, para escolas, e no dia seguinte, às 16h00, para o público em geral.

Máquinas Desejantes

Será que este local existirá daqui a 100 anos? Será que a minha mãe vai ficar velha? Quantos continentes existirão no futuro? Estas perguntas resultaram de um trabalho desenvolvido com diferentes comunidades do Alentejo que foram convidadas a participar não só em conversas sobre “o devir”, mas também num laboratório de fotografia. No total, passaram pela experiência mais de 250 pessoas.

A exposição é, por isso, o resultado de um processo colaborativo. Chamaram-lhes Maquinas Desejantes. Porquê este nome? Porque o que se pedia era um olhar sobre o futuro. Um olhar para a experiência real de cada um, abrindo espaço para uma criação artística transformadora.

Através de diversas parcerias e open calls, foram envolvidos alunos de diferentes níveis de escolaridade das cidades de Évora e do Porto, comunidades estrangeiras, comunidades de etnia cigana, residentes de vários bairros da cidade de Évora, pessoas com deficiência mental e o público em geral. Estas Maquinas Desejantes produziram cerca de 49.00o imagens, matéria prima para este projeto de Ana Luena & José Miguel Soares.

“Habitar” resulta de uma experiência que envolveu mais de 25o pessoas. (Foto: DR)

Um exercício de alteridade entre o humano e o virtual

Deste projeto de criação colaborativa resultaram imagens e diálogos, versões de possíveis futuros alternativos. Os textos que foram produzidos, mas também as ferramentas utilizadas (como um telescópio fotográfico, máquinas que captam imagens a cada quatro segundos e scanners) servirão de matéria prima para performance.

COABITANTE é, assim, uma performance interativa que através do corpo e da palavra interage com a exposição. Um exercício de alteridade que se desdobra entre o humano e o virtual. É o corpo (des)materializado num presente cada vez mais apressado, intermediado pela máquina, pela tecnologia e por inteligências virtuais, que questiona o devir.

Com entrada livre, a exposição HABITAR estará patente ao público de 17 de novembro a 30 de dezembro de 2023, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Sobre a Malvada Associação Artística

Fundada em 2018 por Ana Luena e José Miguel Soares, a dupla responsável pelas criações artísticas e direção deste projeto sediado em Évora, a Malvada aposta num território periférico como centro de criação e reflexão artística contemporânea.

Tem por objetivo a realização de projetos de criação que abrangem diferentes áreas artísticas e do conhecimento, frequentemente cruzando disciplinas como a fotografia, o vídeo, a literatura, a música, o teatro e a performance.

A Malvada Associação Artística promove ainda atividades de criação e fruição artística que envolvem a comunidade através da participação ativa em ações de mediação, serviço educativo, acessibilidade e inclusão social, potenciando uma relação de proximidade entre públicos diversificados e a obra artística.