O Auditório Professor José Marques dos Santos, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), vai receber, no próximo dia 10 de novembro, pelas 17h30, a Última Aula de Manuel de Matos Fernandes, Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Civil.

Manuel de Matos Fernandes (Braga, 1953) licenciou-se em Engenharia Civil na FEUP em 1976 e doutorou-se nesta escola em 1984 com uma tese elaborada no LNEC sobre modelos por elementos finitos aplicados a estruturas de suporte de terras.

Após o doutoramento, dinamizou a criação da área da Geotecnia no Departamento de Engenharia Civil da FEUP. Foi responsável pela docência de unidades curriculares da área da Mecânica dos Solos e da Engenharia Geotécnica e, ainda, de História da Engenharia Civil.

Foi Diretor do Departamento de Engenharia Civil (2000-03, 2009-15), Coordenador do Centro de Estudos da Construção (2009-14), unidade I&D com cerca de 50 doutorados, hoje integrada no CONSTRUCT, e membro do Conselho Geral da Universidade do Porto (2013-17).

É autor de livros de texto publicados a nível nacional e internacional. Em 2013 recebeu o Prémio de Excelência Pedagógica da FEUP.

Foi vogal do Conselho Superior de Obras Públicas, Presidente da Sociedade Portuguesa de Geotecnia (2016-20) e editor das revistas Geotecnia (2000-04) e Soils & Rocks (2012-16).

Tem colaborado com regularidade com entidades ligadas à Cultura, como o Museu Nacional do Azulejo (é sócio-fundador da Liga dos Amigos do Museu), o Museu Nacional de Soares dos Reis (comissariou a exposição Entre as Margens, Representações da Engenharia na Arte Portuguesa, 2013), o Museu dos Transportes e Comunicações (comissariou a exposição Edgar Cardoso, Mecanismos do Génio, 2004) e a Fundação de Serralves (colaborou nas exposições de Anish Kapoor, 2018, e Al Weiwei, 2021). Foi promotor do processo que conduziu à classificação da Ponte da Arrábida como Monumento Nacional (2010-13).

Tem tido atividade como consultor em projetos e obras em Portugal e no estrangeiro. É Membro Conselheiro e Especialista em Geotecnia pela Ordem dos Engenheiros.

Com entrada livre, a Última Aula de Manuel de Matos Fernandes será antecedida por uma intervenção de Rui Calçada, Diretor da FEUP.

A cerimónia termina com um Porto de Honra de convívio no Átrio da FEUP.