O Centro de Desporto da Universidade do Porto (CDUP-UP) dinamiza, ao longo de todo o mês de novembro, mais uma edição do programa UPFit Solidário. Este ano, CASA – Centro de Apoio ao Sem Abrigo do Porto será a entidade apoiada, através da sensibilização e do incentivo aos donativos. Para ajudar, basta participar nos vários momentos desportivos que o CDUP-UP vai levar a toda a comunidade.

Ao longo de 18 dias, toda a comunidade poderá “trocar bens solidários por prática desportiva”. Este é o mote que visa incentivar a união entre a responsabilidade social e a prática de atividade física, com o acesso gratuito aos ginásios da U.Porto, mediante o donativo de algum bem de primeira necessidade.

Os donativos deverão ser entregues nas receções das instalações do CDUP-UP. A lista poderá ser consultada na íntegra, no website do CDUP-UP.

Os utilizados do programa UPFit são convidados a deixar um bem solidário nas diferentes instralações do CDUP-UP. (Foto: CDUP-UP)

Para além desta recolha diária, o UPFit Solidário deste ano terá dois grandes momentos abertos a toda a comunidade.

No dia 11 de novembro, o Pavilhão Desportivo Luís Falcão (polo da Asprela) receberá o Magusto Solidário, dinamizado em parceria com os Serviços de Ação Social da Universidade do Porto (SASUP).

As atividades terão início às 15h00, com Jogos Tradicionais. Segue-se uma aula de UPFit Dance orientada por Hélène Oliveira, monitora do CDUP-UP. No final, toda a comunidade está convidada a desfrutar das castanhas e de um momento de convívio. O evento está sujeito a inscrição prévia.

O UPFit Solidário termina no dia 18 de novembro, novamente no Pavilhão Luís Falcão, com uma Mega Aula UPFit Solidário.

Entre as 10h00 e as 12h00, as professoras do UPFit, Ana Polónia, Hélène Oliveira e Núria Ferreira desafiam os participantes a experimentarem uma manhã de diversão, que juntará as modalidades UPFit de Local, UPFit Dance e Yoga. Para participar, basta preencher o respetivo formulário de inscrição.

Os bens recolhidos serão entregues ao CASA – Centro de Apoio ao Sem Abrigo do Porto no dia da Mega Aula UPFit Solidário. (Foto: CDUP-UP)

Também no dia 18 de novembro, assinala-se mais um Dia do Voluntariado da Universidade do Porto, dedicado este ano aos temas da inclusividade e da sustentabilidade. O CDUP-UP estará presente no Pavilhão do Jardim do Círculo Universitário da U.Porto para abordar a temática do Desporto Adaptado e, no âmbito do UPFit Solidário, recolher donativos para o CASA.

A participação no Dia do Voluntariado da U.Porto é gratuita, mediante inscrição prévia.

Sobre o CASA

O CASA – Centro de Apoio ao Sem Abrigo do Porto é uma associação que pretende auxiliar aqueles que se encontram em situação de Sem-Abrigo, que integrem Famílias em Risco ou Famílias Carenciadas, através de ações de solidariedade social e da disponibilização de um contacto próximo, bens alimentares, artigos de vestuário e serviços de reintegração social.

O CASA funciona, maioritariamente, através de voluntariado, incluindo os Corpos Sociais. Conta com mais de 1400 voluntários, distribuídos por 10 Delegações em Portugal e Madeira, apoiando mais de 4000 utentes de famílias em risco e +1100 pessoas em situação de sem abrigo.