A Universidade do Porto é uma das 125 melhores universidades do mundo na área da Educação, está entre as 300 melhores nas Artes e Humanidades, Ciências da Vida, Direito, Medicina e Saúde, e Psicologia, destacando-se ainda no “top mundial” nos domínios das Ciências Sociais, Ciência de Computadores, Engenharia, Ciências Físicas, Gestão e Economia. A conclusão ressalta da análise aos resultados dos THE World University Rankings 2024 by subject, uma iniciativa da Times Higher Education (THE) que classifica anualmente as melhores instituições de ensino superior do mundo em diferentes áreas científicas.

Presente consecutivamente neste ranking desde 2017, a U.Porto regista este ano o melhor desempenho de sempre, graças às subidas em sete das 11 áreas avaliadas. Para além disso, há a destacar a estreia absoluta no “top mundial” em Direito, área em que a Universidade entra diretamente para o lote restrito das 201-250 melhores do mundo.

No que toca às restantes áreas, é na Educação que a U.Porto regista a sua melhor posição absoluta (101-125), figurando agora às portas do “top 100” mundial. Trata-se da melhor posição alguma vez alcançada pela Universidade num dos rankings temáticos do THE.

Relativamente à edição anterior, a U.Porto regista ainda subidas nos domínios das Ciências da Vida, Psicologia (está agora entre as 251-300 melhores), Ciência de Computadores, Ciências Sociais e Engenharia (entre as 301-400 melhores) e Economia (entre as 401-500 melhores)

As únicas áreas em que a Universidade não melhora (ainda que mantenha a posição face à edição anterior) são as Artes e Humanidades, Medicina e Saúde e Ciências Físicas, mantendo-se entre as 251-300 (no caso das duas primeiras) e as 501-600 melhores, respetivamente.

Líder em Portugal

Na comparação com as outras instituições de ensino superior portuguesas presentes nos THE World University Rankings 2024 by subject, a U.Porto destaca-se na liderança em praticamente metade – cinco – das áreas avaliadas pela Times Higher Education.

Para além liderar, de forma isolada, os rankings temáticos das Ciência de Computadores, Educação e Medicina e Saúde, a Universidade assume igualmente a liderança nacional, ex aequo, nos domínios das Ciências da Vida e da Engenharia.

A U.Porto lidera as universidades portuguesas nas áreas das Ciências da Vida, Ciência de Computadores, Educação, Engenharia e Medicina e Saúde. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Considerados um dos principais “barómetros” do Ensino Superior a nível internacional, os THE World University Rankings by subject são elaborados com base em 17 critérios divididos em cinco eixos fundamentais: relações com a indústria (Industry), internacionalização (International Outlook), qualidade do ensino (Teaching), volume e reputação da investigação (Research Environment e Research Quality) nos últimos cinco anos.

A nível global, e apesar de se verificar uma maior diversidade face a edições anteriores, todos os rankings deste ano são liderados por universidades dos Estados Unidos da América e do Reino Unido.

Destaque para a Universidade de Harvard (EUA), que ocupa a primeira posição em três áreas (Ciências da Vida, Direito e Engenharia). Já as universidades de Stanford (Artes e Humanidades e Psicologia) e de Oxford (Ciência de Computadores e Medicina e Saúde) e o Massachusetts Institute of Technology (Economia e Ciências Sociais) lideram duas áreas, cada uma.

Os restantes rankings são dominados pela Universidade da California, Berkeley (Educação) e pelo California Institute of Technology (Ciências Físicas).

Recorde-se que, em setembro passado, a U.Porto já surgia no grupo restrito das 401-500 melhores do mundo, segundo a última edição do THE World University Rankings, o ranking geral da Times Higher Education.

Apesar de manter a mesma posição do ano anterior, a U.Porto volta a posicionar-se, cinco anos depois, como a melhor universidade portuguesa neste ranking de referência, a par das universidades de Coimbra e de Lisboa.