Embora não seja dia de jogo, a excitação é bem audível na chegada de mais um grupo de crianças ao Estádio do Dragão. O campo está deserto, as bancadas despidas de adeptos, mas há um hospital de brincar que foi o ponto alto de uma manhã passada na companhia dos futuros médicos da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).

Entre os dias 24 e 26 de outubro, perto de 600 crianças, de mais de 30 escolas, e um “corpo clínico” constituído por 150 voluntários da Associação de Estudantes da FMUP (AEFMUP) deram cor e vida a mais uma edição do “Hospital dos Pequeninos”, uma atividade que pretende explicar os diferentes passos de uma ida ao hospital e desmistificar o medo da “bata branca”.

Após um primeiro momento de avaliação na triagem, conforme ditam as boas práticas hospitalares, os pequenos acompanhavam os seus brinquedos para a respetiva especialidade.

Caso o diagnóstico assim o justificasse, os casos mais exigentes podiam ser encaminhados para realizar exames complementares ou até mesmo para o bloco operatório.

A mascote Viena também passou pelo Hospital dos Pequeninos. (Foto: FC Porto)

Uma brincadeira educativa

Escusado será referir que tudo o que se passa neste hospital é a brincar, mas com um propósito bem educativo. A um momento de brincadeira descontraído entre futuros médicos e pacientes de palmo e meio, estas consultas “são uma oportunidade de aprendizagem, tanto para nós estudantes, como para as crianças”, esclarece um dos responsáveis pela organização da iniciativa.

Através da explicação de vários procedimentos de rotina de forma simples e esclarecedora, os estudantes da FMUP mostram aos mais pequenos que não há razões para terem qualquer receio com uma ida ao médico.

“Permitimos que as crianças entendam qual é o papel do médico e quais são as suas tarefas diárias, permitindo que eles próprios possam encarar esse papel e cuidem também dos seus bonecos”.

Organizada pelo departamento de Voluntariado, Saúde Pública e Ação Comunitária da AEFMUP, a edição de outono do “Hospital dos Pequeninos” decorreu durante os dias 24 e 26 de outubro, no Estádio do Dragão.