Alírio Rodrigues, professor Emérito da Faculdade de Engenharia da Universidade Porto (FEUP), foi distinguido, no passado dia 10 de outubro, com o título de Professor Honoris Causa, atribuído pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

A cerimónia foi presidida por Alfredo Gomes, reitor da UFPE, e contou com uma comissão de honra que reuniu figuras ilustres da comunidade académica, que reconheceu “as contribuições significativas do professor Alírio Rodrigues para a área da Engenharia Química e a colaboração de longa data com a UFPE, em projetos de pesquisa e na orientação de alunos de mestrado e doutoramento”.

Com um percurso ligado ao ensino e à investigação científica, Alírio Rodrigues licenciou-se em Engenharia Química pela FEUP em 1968 e doutorou-se em 1973 pela Universidade de Nancy, em França.

Em 1970, iniciou o seu percurso profissional na Universidade de Luanda como professor assistente. De regresso a Portugal em 1975, passou pela Universidade de Évora e fez Agregação no Instituto Superior Técnico (Lisboa), antes de voltar à Universidade do Porto em 1976.

Do seu trajeto enquanto professor destacam-se também as colaborações com outras Universidades, na categoria de professor convidado, onde lecionou unidades curriculares relacionadas com engenharia química: University of Virginia (USA), Universidad de Oviedo (Spain), Université de Paris XI, Orsay, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianopolis, Brasil, Universidade Agostinho Neto, Luanda, Angola e mais recentemente o Institute of Chemical Technology, Mumbai (Índia).

O percurso do professor catedrático da FEUP está intimamente ligado à história da própria faculdade, onde desempenhou funções como Diretor em dois períodos distintos: de 1978 a 1979 e depois de 1984 a 1990. Foi também o fundador do Laboratório de Processos de Separação e Reacção (LSRE) da FEUP (1990), cujo trabalho de investigação tem sido reconhecido e classificado como “excelente” em termos nacionais e internacionais.

Distinguido com o Prémio “Estímulo à Excelência” (2004) atribuído pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e com o Prémio de Excelência Científica da FEUP (2009), Alírio Rodrigues esteve também envolvido em projetos de investigação premiados a nível internacional. Entre as distinções recebidas incluem-se o “Model-Based Innovation 2012” e o ” IChemE, ABB Global Consulting Award for Sustainable Technology 2008”, no campo da investigação dos aditivos verdes para gasóleo.

Alírio Rodrigues jubilou-se em 2013 e publicou, até ao momento, cerca de 800 artigos científicos, que tiveram mais de 40 mil citações. Foi orientador de cerca de 100 teses de doutoramento e é autor de seis patentes.