Integrada na programação da Expo One Health, que decorre no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto entre os dias 2 e 4 de novembro, a exposição ‘Ruralidades’, da autoria do médico veterinário e fotógrafo, Jorge Bacelar, pretende mostrar a relação entre o homem e o animal, para além dos animais de estimação.

“Estas fotografias documentam de modo único relações de sustentabilidade e circularidade do mundo rural”, adianta João Niza Ribeiro, curador da exposição, médico veterinário e docente do ICBAS.

Com fotografias mundialmente premiadas, a exposição, que já passou por várias cidades de diversos países, revela a sensibilidade única de um veterinário que também é fotógrafo, bem como “uma outra face do mundo rural que muitos acham já não existir”, explica João Niza Ribeiro.

“Jorge Bacelar é um médico veterinário com alma de poeta, um fotógrafo que capta a relação entre seres humanos e animais em ambiente rural através de imagens de rara intensidade e beleza”, avança João Niza Ribeiro, reforçando a força das suas composições, que prestigiam o mundo rural: “as composições de Jorge Bacelar fixam, numa luminosidade e cor únicos, sentimentos e harmonia do mundo rural”.

Fotografar por amor aos animais

As imagens que compõem ‘Ruralidades’ são resultado de anos de acompanhamento médico de animais em quintas e mostram a intimidade entre os animais e as pessoas, mas também a proximidade e os laços que se criaram entre “aquelas famílias” e o fotógrafo.

Para Jorge Bacelar, clínico de campo há mais de 20 anos, este projeto é sinónimo de respeito e de família: “através do meu trabalho conheci estes agricultores que me recebem de braços abertos. São pessoas que trabalham muito, para quem o prazer da vida lhes passa ao lado. Através da fotografia tento dar-lhes o protagonismo que merecem, mostrando o amor que têm pelos animais. É para eles que eu fotografo”.

A exposição de fotografia ‘Ruralidades’, que constituiu mais um passo na promoção da abordagem One Health, inaugura oficialmente no ICBAS, dia 3 de novembro (dia internacional One Health) às 18h00.

A entrada é livre e aberta a toda a comunidade.