Armando Mansilha, professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), foi eleito presidente da Sociedade Europeia de Cirurgia Vascular.

A eleição ocorreu no âmbito do 37th Annual Meeting daquela sociedade científica, que decorreu no final de setembro, em Belfast (Irlanda).

Eleito para cumprir um mandato (2025-2026), o professor da FMUP reuniu os votos dos delegados nacionais de cada país, num escrutínio que opôs quatro candidatos e do qual saiu vencedor. O presidente eleito passa a integrar o Comité Executivo da sociedade, juntamente com o presidente atual, Ian Loftus.

Fundada em maio de 1987, em Londres, a Sociedade Europeia de Cirurgia Vascular é representativa dos cirurgiões vasculares europeus e é uma das duas maiores a nível mundial, contando com mais de três milhares de membros de cerca de 30 países. O seu órgão oficial – The European Journal of Vascular and Endovascular Surgery – está no topo mundial das publicações científicas na área da Cirurgia Vascular.

Armando Mansilha é Professor Catedrático Convidado da FMUP, onde realizou a sua licenciatura (1992), doutoramento (2005) e agregação (2016), e é diretor do Serviço de Angiologia e Cirurgia Vascular do Centro Hospitalar Universitário de São João.

Destaca-se ainda como investigador, somando centenas de publicações em revistas indexadas e livros, bem como centenas de participações como orador convidado.