O que é que aprendemos com a Covid-19 e como é que nos podemos precaver contra futuras pandemias? Que políticas e procedimentos devem ser implementados para melhorar a cooperação científica? Que desafios é que se colocam à Saúde Global? Estas e outras questões vão estar em debate, de 25 a 27 de outubro, no conjunto de três eventos que vão reunir na Universidade do Porto mais de 200 investigadores, professores e outros membros das nove universidades que integram a European University Alliance for Global Health (EUGLOH), “Aliança” da qual a U.Porto é uma das instituições fundadoras.

Organizados no âmbito do projeto EUGLOHRIA, estes eventos consecutivos vão abordar as diferentes dimensões de colaboração na Investigação e Inovação na Saúde Global, permitindo aproximar a comunidade académica das universidades parceiras do projeto EUGLOHRIA. Ao debate serão ainda chamados atores externos relevantes que trabalham com a Aliança para fomentar a cooperação entre áreas e regiões.

“Workshop on Developing Guidelines for Future Pandemics” vai decorrer na manhã do dia 25 de outubro, no Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da U.Porto (i3S) e convida representantes das instituições parceiras e atores externos à EUGLOH a abordar a investigação sobre pandemias, produzida nas Universidades parceiras do projeto EUGLOHRIA, assim como as orientações para apoiar a investigação em prevenção e preparação para futuras crises.

Conferência “Transnational Perspectives in Sharing Infrastructure in Global Health” decorrerá durante os dias 25 e 26 de outubro de 2023 (no i3S) e reúne investigadores e especialistas de infraestruturas de investigação das universidades parceiras.

Em debate estará a adoção de políticas e procedimentos que facilitem a utilização partilhada da rede “Excellence Core Facilities”, criada no contexto do projeto EUGLOHRIA, com base em programas piloto de utilização partilhada entre as Universidades Parceiras.

Elvira Fortunato junta-se ao debate

Por fim, o “European Symposium on Innovation in Global Health” realiza-se no dia 27 de outubro, na Faculdade de Economia (FEP) e vai acolher os parceiros e atores da “Aliança” de setores como a educação, inovação, saúde e política, incluindo membros da rede academia-empresas EUGLOHRIA.

A sessão abertura do simpósio está marcada para as 9h30 e inclui a participação da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, e do Reitor da Universidade do Porto, António de Sousa Pereira.

O programa segue depois com um conjunto de sessões plenárias e mesas-redondas focadas no debate em torno das oportunidades e desafios que se colocam às cadeias de investigação e inovação em saúde global, a nível local, nacional e internacional.

O simpósio vai decorrer em paralelo com o Encontro de Investigação e Inovação Abertas, organizado pela U.Porto Inovação e financiado pelo POCH – Programa Operacional Capital Humano. Neste evento, serão anunciados os vencedores do IJUP Empresas 2023 e do BIP PROOF 2022/2023, dois programas que visam a valorização económica da investigação produzida na Universidade.

Apesar de as inscrições já se encontrarem encerradas, os interessados podem acompanhar os vários eventos do projeto EUGLOHRIA, em direto, através do canal da U.Porto no Youtube

Para mais informações, consultar a página da iniciativa ou enviar um e-mail para euglohria@up.pt.

Sobre o EUGLOHRIA

Lançado em 2021, o EUGLOHRIA (EUGLOH – Research and Innovation Action) pretende contribuir para a criação de uma Universidade Europeia em Saúde Global através do alargamento da Aliança EUGLOH – inicialmente focada nas áreas da educação e da formação – às áreas da investigação e da inovação.

Além de reforçar a relação entre as 5 Universidades Europeias da Aliança EUGLOH, o EUGLOHRIA pretende identificar projetos de I&D conjuntos, partilhar o acesso a plataformas científicas das Universidades parceiras e fortalecer as relações da Aliança com os ecossistemas de inovação de cada instituição.

Mais informações