A Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) está a colaborar com a Misericórdia do Porto, em particular, na implementação de um projeto de intervenção e animação gráfica nos espaços da Casa da Rua – D. Lopo de Almeida.

Na base do projeto está o trabalho desenvolvido por estudantes do departamento de Design da FBAUP, que aceitaram o desafio, centrado num forte sentido de serviço à comunidade, de humanizar, através da expressão artística, as zonas comuns deste estabelecimento, destinado a apoiar pessoas em situação de sem-abrigo.

Com trabalho evidenciado no campo da ilustração, criaram animações e instalaram-se no hall de entrada, corredores, sala comum e cantina da Casa da Rua.

O epicentro da intervenção foi a Sala Comum, espaço marcadamente de encontro e partilha, com a adoção de uma temática orgânica, que depois se expandiu, em diferentes ramificações de intervenção, aos restantes espaços da Casa.

A apresentação do projeto acontece no dia 23 de outubro, segunda-feira, pelas 18h30, na Casa da Rua, situada na Rua Duque de Loulé, 67, no Porto.

Sobre a Casa da Rua – D. Lopo de Almeida

A Comunidade de Inserção Casa da Rua- D. Lopo de Almeida é um equipamento social, da Misericórdia do Porto, que tem como missão prestar apoio à população sem-abrigo, respeitando a sua dignidade pessoal e social, e potenciando a sua inclusão social.

Atualmente, disponibiliza serviços a 80 utentes, providenciando um total de 20 camas, balneário de acesso livre e gratuito aos cuidados e utensílios de higiene, tratamento de roupas de utentes internos e externos do estabelecimento, refeições diárias e até vestuário, quando disponível.