As equipas feminina e masculina de Ténis de Mesa da Universidade do Porto revalidaram, esta segunda-feira, o título de campeãs nacionais universitárias, carimbando assim a passagem aos Jogos Europeus Universitários 2024, que se disputam no próximo ano, na Hungria.

A “dobradinha” da U.Porto foi alcançada no Campeonato Nacional Universitário de Ténis de Mesa 2023, competição que juntou no Porto 26 estudantes atletas de cinco Instituições de Ensino Superior.

No setor feminino, Inês de Matos (FFUP), Joana Lopes (ICBAS), Maria Matos (FEP) e Margarida Matos (FMUP) confirmaram o favoritismo e levaram para casa o segundo título nacional universitário consecutivo.

Um feito repetido pela equipa masculina, constituída por Gonçalo Gomes (FADEUP), José Miguel Magalhães (FEP), Pedro Miguel Vaz (FCUP), Rodrigo Peixoto (FEUP). Com este vitória, os mesatenistas da U.Porto conquistam o direito de defender a histórica medalha de bronze alcançada, em julho passado, no Campeonato Europeu Universitário de Ténis de Mesa, que se disputou em Olomouc, República Checa

Ambas as equipas contaram com a orientação do treinador da U.Porto José Miguel Neves.

Às portas do pódio no Badminton

Também no Porto, disputou-se a 16 de outubro, o CNU de Badminton, que contou com a participação de 55 estudantes atletas de seis Instituições de Ensino Superior de todo o país. A U.Porto fez-se representar por duas equipas, ambas orientadas pelo treinador Jorge Azevedo.

A equipa constituída por Catarina Martins (FADEUP), Mariana Neves (FCUP), Inês Pardilhó (FADEUP), Rui Dinis Tremoceiro (FADEUP), Nuno Bernardo e Melo (FCUP) e Pedro Campos (FEUP), ficou em quarto lugar na competição.

A segunda equipa da U.Porto – constituída por Inês Lorga (ICBAS), Mariana Martins (FCNAUP), Ana Teresa Cerdeira (FEUP), António Calheiros (FADEUP), João Pedro Rosas de Sousa (FEUP) e Bosco Evangelista Sou (FEP) – não passou a fase de grupos, terminando a competição na nona posição.

A U.Porto competiu com duas equipas no CNU de Badminton, tendo alcançado o 4.º e 9.º lugares. (Foto: CDUP-UP)

Os Campeonatos Nacionais Universitários concentrados de equipas prosseguem até  20 de outubro, com o CNU de Ténis (equipas feminino e masculino) e Xadrez (semi-rápidas equipas – misto).